Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - 01h04min   <<


chamadas

Matéria 6904, publicada em 03/09/2008.


:Carolinne Sagaz

Obras atendem a interesses variados

Novos livros chegam à biblioteca

Carolinne Sagaz


Uma das aquisições da biblioteca Castro Alves na última semana é a edição revisada de “1968 – O ano que não terminou”, do colunista do jornal O Globo, Zuenir Ventura. A publicação, da Editora Planeta, possui 284 páginas. Zuenir conta a trajetória política e cultural do país em 1968, quando, durante a ditadura militar, foi aprovado o Ato Institucional nº 5. Na introdução, Zuenir cita: “A nossa história começa com um réveillon e termina com algo parecido a uma ressaca – ressaca de uma geração e de uma época. Entre os dois, o Brasil e o mundo viveram um tempo apaixonado e apaixonante”.

“Manual do foca – guia de sobrevivência para jornalistas” é um dos títulos da Coleção Comunicação. Lançado em 2008 pela Editora Contexto, é de autoria da doutora em comunicação social e mestra em ciências políticas Thaïs de Mendonça Jorge. Com 231 páginas, o livro é dividido em três partes: a primeira, “Conceitos de Notícia”, fala sobre pauta e reportagem; a segunda, “Produção da Notícia”, aborda temas como apuração e entrevista; a última, “Redação da Notícia”, traz definições de lide, pirâmide, entre outros. Além disso, há um anexo com reportagens e um glossário explicando termos comuns em uma redação jornalística.

A proposta de Thaïs é explicar, detalhadamente e com muita exemplificação, conceitos da profissão em questão. A abordagem metodológica faz com que sua obra sirva de guia para professores e alunos. Para o jornalista Ricardo Noblat, que escreve a apresentação, “Manual do foca” é interessante também para jornalistas experientes, pois teriam a oportunidade de relembrar o início da carreira. O texto de orelha descreve o livro como “imperdível para focas de todas as idades”.

“Introdução à bioestatística – para simples mortais” é uma espécie de manual com exemplos do cotidiano e linguagem simples. Contém exercícios para testar conhecimentos e um dicionário com expressões em inglês “comuns no dia-a-dia do estatístico”. Apesar de a bioestatística ser uma área voltada para cálculos como o de natalidade e mortalidade, o livro pode ser útil para qualquer iniciante no campo das pesquisas, ou para alguém que quer entender um artigo científico ou analisar dados financeiros.

Em 2003, a 11ª tiragem da obra foi lançada pela editora Campus/Elsevier. O autor, Ulysses Doria Filho, é doutor em pediatria e chefe do setor pediátrico do Hospital Santa Marcelina, em São Paulo. O livro tem duas partes (Estatística Descritiva e Estatística Analítica ou Indutiva) e 158 páginas.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.