Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sábado, 23 de novembro de 2024 - 13h11min   <<


chamadas

Matéria 6835, publicada em 02/09/2008.


:Ariane Pereira

Para Josimar, a aprovação de sua monografia foi o melhor momento do curso

“Aprendi a ser autêntico”, afirma Josimar

Tuane Roldão


“Além desse curso você deve fazer ioga”, brincou Josimar Santiago Bezerra, 33 anos, um dos formandos de Publicidade e Propaganda, referindo-se ao estresse que acompanha o dia-a-dia dos publicitários. Ele contou que quando começou o curso tinha a expectativa de ficar rico, mas, hoje acredita que isso não é possível, nem mesmo para quem tem o “seu próprio negócio”.

Josimar fez o contrário da maioria das pessoas: entrou no mercado de trabalho primeiro. Após cinco anos de experiência, decidiu que estava na hora de ingressar em um curso superior e escolheu o Ielusc por ser o único que oferecia Publicidade e Propaganda na cidade. Alguns professores foram muito importantes para o formando, que se lembra em especial de Samuel Pantoja Lima. Para ele, seu melhor momento na instituição foi quando ouviu seu orientador de monografia, Pedro Ramirez, dizer que ele tinha sido aprovado.

Dois cursos de computação gráfica foram ministrados por Josimar, que os considerou “parte de seu amadurecimento pessoal”. A idéia surgiu quando ele e o colega de classe João Carlos Borges perceberam a dificuldade dos demais acadêmicos na elaboração de peças gráficas mais complexas. Como tinham experiência, procuraram a coordenação do curso, que aprovou a realização das oficinas em duas tardes de sábado cada uma. Ele conta que os alunos gostaram tanto do que foi ensinado que consideraram o aprendizado mais proveitoso do que o obtido em sala de aula.

O publicitário gostou de todas as disciplinas que cursou, mas se adaptou melhor a Direção de Arte, que pretende lecionar no Ielusc. “A parte marcante são as amizades que se formam, assim como o conhecimento adquirido. É gratificante você terminar a graduação e perceber a sua evolução em todo o processo”, contou. O formando, que iniciou em 2003, garante que sua maior lição no decorrer do curso foi aprender a ser autêntico, pois “na área de comunicação não tem espaço para máscaras”. Ele iniciou sua pós-graduação no INPG em janeiro deste ano e está quase terminando. Para o futuro, Josimar pensa em fazer mestrado, doutorado e pós-doutorado.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.