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Matéria 6690, publicada em 12/08/2008.


Avaliação de monografia envolve três etapas



Estamos na segunda fase de defesas de monografias de 2008 (iniciou no dia 9 e vai até 15 de agosto), e o que uma boa parte dos estudantes se perguntam quando a nota é divulgada é sobre quais foram os critérios avaliados para o resultado alcançado pelo autor da pesquisa. A partir do conceito da monografia, a avaliação envolve três eixos principais: a apresentação escrita, o processo e a apresentação oral.

No primeiro eixo, que tem peso 6, a análise recai, por exemplo, sobre a relevância do tema da monografia, a clareza da exposição dos objetivos, o aprofundamento e o espírito crítico demonstrados na revisão bibliográfica, na formulação e na aplicação de conceitos, a adequação do método de pesquisa, e a coesão do trabalho. No segundo eixo, o processo de elaboração da monografia é avaliado exclusivamente pelo orientador, com peso 1. Nele são observados itens como empenho do aluno ao longo do trabalho, seu interesse pelo assunto e pela atividade intelectual, o grau de aprendizado, de aprimoramento pessoal/intelectual revelado entre o início e o fim do trabalho, e a constância no contato com o orientador.

No terceiro eixo, o da apresentação oral, com peso 3, são consideradas, a organização da exposição feita pelo aluno, sua coesão, a forma como o conteúdo apresentado acrescenta algo ao já lido. Os examinadores também podem observar o posicionamento crítico e o interesse do autor da pesquisa pelas sugestões da banca. A nota final é, portanto, a média ponderada das médias relativas a esses três eixos.

Grade de avaliação das monografias

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.