Estamos na segunda fase de defesas de monografias de 2008 (iniciou
no dia 9 e vai até 15 de agosto), e o que uma boa parte dos estudantes se
perguntam quando a nota é divulgada é sobre quais foram os critérios avaliados
para o resultado alcançado pelo autor da pesquisa. A partir do conceito da
monografia, a avaliação envolve três eixos principais: a apresentação escrita, o
processo e a apresentação oral.
No primeiro eixo, que tem peso 6, a
análise recai, por exemplo, sobre a relevância do tema da monografia, a clareza
da exposição dos objetivos, o aprofundamento e o espírito crítico demonstrados
na revisão bibliográfica, na formulação e na aplicação de conceitos, a adequação
do método de pesquisa, e a coesão do trabalho. No segundo eixo, o processo de
elaboração da monografia é avaliado exclusivamente pelo orientador, com peso 1.
Nele são observados itens como empenho do aluno ao longo do trabalho, seu
interesse pelo assunto e pela atividade intelectual, o grau de aprendizado, de
aprimoramento pessoal/intelectual revelado entre o início e o fim do trabalho, e
a constância no contato com o orientador.
No terceiro eixo, o da
apresentação oral, com peso 3, são consideradas, a organização da exposição
feita pelo aluno, sua coesão, a forma como o conteúdo apresentado acrescenta
algo ao já lido. Os examinadores também podem observar o posicionamento crítico
e o interesse do autor da pesquisa pelas sugestões da banca. A nota final é,
portanto, a média ponderada das médias relativas a esses três eixos.
Grade
de avaliação das monografias