Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Terça-feira, 07 de dezembro de 2021 - 13h12min   <<


chamadas

Matéria 6628, publicada em 05/08/2008.


:Reprodução

AEP faz campanha em prol do software livre

Treinamento em Linux tem inscrições abertas

Ariane Pereira


As inscrições para o treinamento em Linux no Bom Jesus/Ielusc abriram ontem (4 de agosto) e vão até o dia 9. Funcionários e professores podem se inscrever no sítio do Ielusc. Os bolsistas devem se inscrever no Secord por não terem como se diferenciar de outros estudantes no ato de autenticar a inscrição via internet. Para os demais alunos, o Setor de Comunicação e Recursos Digitais pensa em abrir vagas no futuro, mas ainda não há nada definido. Entretanto, quem tiver interesse pode entrar em contato com o Secord. Caso sobre alguma das 81 vagas disponibilizadas, o estudante poderá fazer o treinamento. O curso, que começa dia 12 de agosto, será ministrado pelo aluno de Ciências da Computação na Udesc Dino Raffael Magri, integrante do projeto Colméia, que está estagiando na faculdade. Até as 17h de quarta-feira (6 de agosto), 24 vagas haviam sido preenchidas.

Serão cinco semanas de curso, com turmas às terças, quintas e sextas-feiras, tanto na unidade Centro como no Saguaçu. No momento, o trabalho de Dino aqui é produzir as apostilas que serão utilizadas — o curso está sendo criado especificamente para o Ielusc — e resolver outras questões técnicas que possam surgir. Escolhido pelo Secord para ajudar a implantar o Linux nos computadores ielusquianos, o estagiário provavelmente trabalhará na instituição até o fim de novembro. O bolsista sairá assim que o novo sistema operacional tiver sido amplamente assimilado, tanto do ponto de vista do gerenciamento (pelo Secord) quanto da operação (pela comunidade acadêmica).

Segundo o analista de suporte Jean Schulz, do Secord, ainda não há necessidade de criar vagas para que os alunos do Ielusc possam fazer o curso porque os laboratórios ainda têm a opção dual boot, que disponibiliza tanto o Windows como o Linux para o usuário do computador. A preferência será dada aos funcionários e professores porque o setor administrativo da instituição já foi totalmente migrado para o software livre.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.