Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - 03h04min   <<


chamadas

Matéria 6596, publicada em 01/08/2008.


:Reprodução

Bernardete Aued sendo entrevistada pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB)

Pesquisadora fará palestra na semana de monografias

Luiza Martin


Bernardete Wrublevski Aued, que foi convidada para banca da monografia de Miriam Luiza Pedrotti, discorrerá sobre as “Transformações no mundo do trabalho e o capitalismo contemporâneo”, duas horas antes de avaliar o TCC da aluna de jornalismo sobre “Assédio moral e assassinato psicológico no jornalismo de tevê de Joinville”. A palestra começará às 19h e a defesa às 21h. Ambas ocorrerão no anfiteatro do Bom Jesus/Ielusc (unidade central) dia 12 de agosto, terça-feira. O professor do Ielusc Jacques Mick solicitou a presença da pesquisadora e de Valdete Nieheus, a mediadora da conversa, que também é professora da instituição. Os três avaliarão o desempenho da defesa de Miriam.

Bernardete, atualmente aposentada, foi professora de Valdete. A pesquisadora e socióloga exerce trabalho voluntário na Universidade Federal de Santa Catarina, tem pós-doutorado com especialidade em Sociologia do Trabalho e é bolsista do CNPq. Educação para o desemprego, Nossas histórias, Agricultura familiar e Traços do trabalho coletivo são os quatro títulos publicados sob autoria de Bernardete. Ela pensa a tecnologia como responsável indireta pela precarização do trabalho. “A subcontratação ganhou força na difusão de tecnologias informacionais”, comentou a palestrante a respeito do trabalho exercido à distância, tornado possível por meio do aparato tecnológico. À luz de Marx, a pesquisadora tratará do desemprego estrutural, da globalização, do trabalho infantil, da escravidão, das profissões emergentes e das extintas.

O orientador do TCC da aluna Miriam, Jacques Mick, afirmou sobre a palestra: “Não poderíamos perder a oportunidade de tratar um tema tão relevante”. O professor considera a reunião pertinente pois nela será abordada a problemática do trabalho na sociedade capitalista. Bernardete convoca os alunos, a maioria futuros trabalhadores, a compreender uma abordagem ampla acerca do mundo do trabalho e suas mudanças.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.