Camila Roncelli Soter Correa, acadêmica do curso de turismo do Ielusc, está entre os 15 finalistas do 5° Prêmio Ebape-FGV/Embratur de monografias e reportagens no setor de turismo. Com o trabalho intitulado “Turismo e terceira idade: os diferenciais dos serviços que influenciam no processo de tomada de decisão”, a aluna concorre ao prêmio de 3 mil reais destinado ao primeiro lugar. O resultado final do concurso será dia 11 de agosto e o segundo e terceiro colocados receberão menção honrosa.
Lançado pela Fundação Getúlio Vargas, o concurso é dividido em três categorias: a de graduação, para alunos em conclusão de curso ou que tenham apresentado a monografia até dois anos antes da concessão do prêmio, alunos pós-graduados, e profissionais da imprensa que tenham publicado reportagem sobre turismo do ponto de vista econômico. Os professores da FGV avaliam os trabalhos.
Camila concluiu o curso no início deste ano com a defesa de sua monografia, que recebeu nota 9,5. “Um amigo meu comentou do prêmio e resolvi participar”, explicou. A idéia para o tema da monografia surgiu porque a avó da ex-aluna, Neli Correa, trabalha em uma agência de turismo.
“Acompanhei as viagens que ela programava e com isso consegui fazer um estudo de caso”, falou Camila, que entrevistou pessoas da terceira idade a fim de descobrir o que os idosos levam em consideração na hora de escolher com quem e como viajar. “Concluí que eles procuram uma agência de viagem onde recebem maior atenção, têm confiança e também por causa das amizades”, relatou.
Para Vanessa Venzke Falk, professora de turismo, Camila é motivo de orgulho. “Ter uma aluna finalista nesse concurso é mais uma vez comprovar a qualidade do nosso ensino”, comentou a docente. A disputa tem objetivo de estimular o debate e criar idéias para o turismo brasileiro.