Elephant e Capitães de Abril são os filmes que serão apresentados na Cidadela
Cidadela exibe filmes baseados em histórias reais
Carolina Wanzuita
Final de semana é dia de cinema na Cidadela Cultural Antarctica. Neste mês, o Ciclo de Cinema está com o tema “Histórias Verídicas” e os dois filmes que serão exibidos gratuitamente, às 19 horas, na sala de cinema da Cidadela, serão “Elephant”, de Gus Van Sant, na sexta-feira, dia 20, e Capitães de Abril, de Maria de Medeiros, no sábado, 21 de junho.
O primeiro, com duração de 81 minutos, conta a história de dois adolescentes americanos que entram em uma escola, em Portland, no estado de Oregon, matam alunos e professores, e depois se matam. “Elephant” se assemelha ao documentário “Tiros em Columbine”, de Michael Moore. O título do filme vem de uma frase do escritor Bernard MacLaverty, comparando os problemas desses jovens como a "ter um elefante na sala de jantar" e fingir que ele não existe.
Já "Capitães de Abril", com 124 minutos, é um filme sobre a Revolução dos Cravos, um golpe militar que aconteceu em Portugal, em 25 de abril de 1974. A história gira em torno de quatro personagens: dois capitães, uma professora de literatura e um jornalista. Quando o rádio tocou a canção proibida, “Gândula”, era o sinal para o grupo militar tomar o quartel. O enredo, apesar do caráter aventureiro, trata o fato de uma maneira romântica e lírica.