Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 28 de março de 2024 - 16h03min   <<


chamadas

Matéria 6227, publicada em 22/05/2008.


:Charles Grigull

Alejandro Spangenberg dá palestra diferente em evento para pais do Bom Jesus/Ielusc

Psicólogo uruguaio fala sobre afetividade

Ariane Pereira


Teve início ontem (21 de maio) a etapa 2008 do Programa de Capacitação Continuada para Pais e Professores. O tema deste ano é Afetividade, e a palestra de abertura foi ministrada pelo psicólogo uruguaio Alejandro Spangenberg. O auditório da unidade Saguaçu III do Bom Jesus/ Ielusc recebeu cerca de 80 pessoas — mães, na maioria. Segundo a professora e psicóloga Márcia Amaral, responsável pelo evento este ano, as mães comparecem mais por dois motivos possíveis: primeiro, porque têm um horário mais flexível de trabalho que os pais, e muitas vezes nem trabalham. O segundo é a questão cultural que vem de muito tempo, de serem as mães responsáveis pela educação dos filhos, e, portanto, comparecerem mais a reuniões desse tipo. A professora também conta que o programa surgiu “dos sonhos do professor Tito”, para que pudesse haver um diálogo entre pais e professores.

A palestra dada por Alejandro foi, no mínimo, diferente. Depois de se apresentar, reuniu os presentes numa roda, pois “no círculo, todos ficam à mesma distância do centro”. Em seguida formou seis pequenos grupos, que tinham como objetivo discutir entre si. Para Márcia, a afetividade é um tema que merece maior atenção e responsabilidade, e sua discussão é muito melhor através da troca de experiências. Após os pequenos grupos terem chegado a algumas conclusões, o palestrante reuniu todos novamente num círculo, passando suas próprias experiências. Adepto da corrente Gestalt, Alejandro acredita que toda doença é derivada de uma disfunção no amor, e que “sem o amor, as pessoas se desintegrariam”. Além da palestra, o psicólogo uruguaio iria também lançar seu livro "Gestalt-terapia – um caminho de volta pra casa", o que não foi possível, pois os exemplares estavam esgotados.

Depois da palestra na unidade Saguaçu III, na parte da tarde, o evento foi repetido à noite no Saguaçu II. O Programa de Capacitação Continuada para Pais e Professores prevê ainda uma série de atividades para este ano. Clique aqui para ver a programação.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.