Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sábado, 20 de abril de 2024 - 10h04min   <<


chamadas

Matéria 6180, publicada em 15/05/2008.


Lenha na fogueira: sugestões de leitura para alimentar o debate de segunda-feira

Sílvio Melatti



São grandes as expectativas para o debate do chamado Caso WC, que será realizado na próxima segunda-feira, às 19 horas, no auditório do Bom Jesus/ Ielusc. Para pôr mais lenha nessa fogueira (no bom sentido, é claro), indicamos alguns textos disponíveis na internet.

O primeiro é uma matéria sobre a palestra “Fonte anônima: o uso de informações off the record no dia-a-dia”, ministrada no ano passado durante o Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. Os palestrantes eram os jornalistas Kennedy Alencar, da Folha de S. Paulo, e Maria Cristina Fernandes, do Valor Econômico.

Para quem não pôde ler a revista Imprensa deste mês, que está disponível na biblioteca, aqui vai a primeira parte da matéria. No Observatório da Imprensa, um dos textos interessantes é o de Ricardo Setti, que pergunta: Jornalista pode ter amigos?.

Na noite desta quinta-feira (15 de maio), o Jornal da Globo veiculou uma matéria em que a equipe de reportagem pratica uma fraude para provar a corrupção no serviço público. O caso ocorria no Rio Grande do Sul, onde era possível tirar carteira de habilitação especial — que dá direito a dirigir ambulâncias, veículos com cargas perigosas e ônibus escolares — sem fazer o curso exigido por lei. O diploma conseguido pela reportagem foi entregue ao diretor do Detran, que anunciou a abertura de sindicância e a suspensão do Centro de Formação de Condutores. Veja a matéria aqui.

O que mais? Sugira, leitor.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.