Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sábado, 27 de julho de 2024 - 00h07min   <<


chamadas

Matéria 6158, publicada em 13/05/2008.


Prêmio Exit/ Ielusc não dá mérito a ganhadores

Ariane Pereira


Na sexta-feira, segunda noite de programação do Eppa (Encontro de Publicidade e Propaganda Acadêmico), foi entregue o 4º Prêmio Exit/Ielusc. Mas os vencedores não ficaram tão satisfeitos: antes da entrega do prêmio, ocorreu a exibição de um vídeo que continha depoimentos dos jurados criticando a pouca participação dos alunos de Publicidade na competição e a qualidade dos trabalhos inscritos. Nenhum trabalho alcançou a nota 7,0 e por isso não houve o Grand Prix, que contemplaria os criadores da peça vencedora com um estágio de um mês na Exit Comunicação Estratégica, entre outros prêmios. O vídeo foi finalizado com uma frase, no gerador de caracteres, de autoria de Álvaro Roberto Dias, um dos jurados e professor do Ielusc: “Continuaram todos estagiários”.

Álvaro afirmou que se recusou a gravar um depoimento no vídeo “só para não aparecer um pouco”, referindo-se a sua condição de professor. Ele explicou que a sua ausência foi uma brincadeira e a frase colocada ao final do vídeo foi condizente com o tema do prêmio, que era “Aposte nos novos publicitários”. Para Álvaro, os trabalhos deixaram a desejar e “nenhum merecia o Grand Prix”.

Não havia nada no regulamento sobre os critérios para entrega do Grand Prix, mas Claudia Martins de Souza, que estagia na Exit e é da organização do Eppa, conta que a resolução de não dar o prêmio foi decidida em conversa com o júri. O vídeo, no qual os jurados “puxam a orelha” dos alunos de Publicidade, justifica as baixas notas dadas. Ricardo Servan, diretor de arte da Exit e um dos jurados, diz que o que mais o deixou chateado foi a falta de interesse dos alunos em participar, o que resultou em apenas 13 trabalhos inscritos. Ele conta também que viu erros de português e pouca ousadia nas peças. “Já que não havia um cliente pra podar, deviam ousar”, lamenta Ricardo.

Leonardo Renato Vicente, aluno do 3º período de Publicidade, venceu a categoria outdoor em dupla com Sérgio Dirceu, da mesma turma. Leonardo conta que na hora da entrega do prêmio ficou “muito arrependido de ter participado”, mas que também achou as considerações do júri construtivas e importantes. “Só achei de mau gosto a frase do Álvaro Dias”, observou o estudante. Leonardo acha que o vídeo que antecedeu o anúncio dos vencedores não era necessário, pois ele se sentiu “ridicularizado, de certa forma”.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.