Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - 10h04min   <<


chamadas

Matéria 6055, publicada em 30/04/2008.


:Ariane e Marjorie

Estudantes participam da coletiva na segunda-feira

Estudantes do 7º período realizam coletiva de imprensa

Carolina Wanzuita


A proposta surgiu em uma reunião pedagógica em fevereiro. O professor da disciplina de Comunicação Institucional, Guilherme Diefenthaeler, junto com o professor Jacques Mick, de Redação II, elaboraram o projeto para que os alunos responsáveis pela assessoria realizassem uma coletiva de imprensa e os alunos de redação pudessem ter contato com este tipo de entrevista. Na noite do dia 28 de abril, às 19h30, ocorreu a primeira coletiva com coordenadores do CDH (Centro de Direitos Humanos), no anfiteatro, para discutir a precariedade do sistema prisional. O segundo grupo elaborou o evento na noite seguinte, ás 20h30, e trouxe, também no anfiteatro, Margareth Drefahl, proprietária da Livraria Midas e Sueli Brandão, promotora de eventos, para fazer um balanço sobre as dificuldades da última Feira do Livro.

Além dos alunos de Comunicação Institucional e Redação, os alunos de Fotografia II também participaram do evento, pois o professor Álvaro Diaz cobrou uma cobertura fotográfica. O objetivo do projeto é provocar uma reflexão articulada sobre a notícia e suas formas, como também explorar as diferentes fases na produção acadêmica. Somando os alunos de cada sala, cerca de 70 pessoas estavam envolvidas no evento - sem contar os participantes da coletiva, já que esta, foi divulgada em todo o campus. A turma de assessoria estava dividida em várias equipes, mas apenas duas delas foi envolvida diretamente na promoção do evento.

O professor Jacques aprova a experiência ocorrida no evento. “A primeira noite teve mais problemas de organização, acarretando um resultado caótico. A segunda noite foi mais bem preparada e os alunos conseguiram captar a notícia com mais facilidade”, disse o professor.

O professor Guilherme Diefenthaeler acredita que a iniciativa valeu a pena. “Se a idéia era oferecer ao grupo a oportunidade de acompanhar o desenrolar de um fato jornalístico nascido em uma instituição social até seu anúncio de forma coletiva à imprensa, penso que chegamos lá”, escreveu Guilherme, em mensagem para a turma do 7º período. Porém, fez alguns comentários como ''os entrevistados divagaram demais, foram pouco concisos e os assessores não tomaram a iniciativa de introduzir perguntas específicas que trouxessem o assunto-chave de volta à tona”.

Entretanto, a avaliação final de Guilherme foi: “O principal, contudo, é reconhecer o empenho do grupo em aceitar o desafio de promover a coletiva (primeiro exercício do gênero realizado em âmbito multidisciplinar no curso), o trabalho de preparação, a seriedade com que encararam o trabalho”.

Veja as galerias de fotos:

28/04 - CDH
29/04 - Livraria Midas e Instituto Feira do Livro

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.