Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - 14h04min   <<


chamadas

Matéria 6041, publicada em 28/04/2008.


:Divulgação

Montagem alemã "A Criação" na abertura do 24º Festival de Dança

Dia Internacional da Dança é comemorado em Joinville

Ariane Pereira


Na semana do Dia Internacional da Dança, que é celebrado em 29 de abril, a cidade recebe vários eventos da área. Nestas segunda e terça-feira ocorrerão apresentações no Teatro Juarez Machado e uma palestra na Casa da Cultura. Nos dias 2 e 3 de maio, acontecerá a Seletiva de Dança para os grupos que querem concorrer a uma vaga no Festival de Dança, no Juarez Machado.

Para o Dia Internacional da Dança, a Fundação Cultural de Joinville, juntamente com a Escola Municipal de Ballet, promove hoje (28) no Teatro Juarez Machado apresentações de diversos grupos de dança. No dia seguinte (29), haverá uma palestra da professora Eliana Caminada, da UniverCidade (Rio de Janeiro), com o tema “Os rumos do Ballet e a Dança Contemporânea”, às 19h30, no auditório da Casa da Cultura. Os eventos são gratuitos e os ingressos devem ser retirados na Casa da Cultura (Rua Dona Francisca, 800).

A Seletiva de Dança acontece todos os anos e permite aos grupos de Joinville mostrar aos jurados suas coreografias ao vivo, ao contrário do que ocorre com os grupos de fora, que mandam as apresentações por vídeo. Todos são analisados pelo Conselho Consultivo do Instituto Festival de Dança. Os convites para a seletiva são distribuídos aos grupos e escolas de dança e a eles é dada a liberdade de escolher se serão oferecidos à comunidade gratuitamente ou não. Algumas escolas que necessitam de apoio financeiro preferem vender os convites para conseguir recursos.

O Dia Internacional da Dança

Comemorado desde 1982, o dia foi criado pelo Comitê Internacional de Dança da Unesco e celebra o nascimento de Jean-Georges Noverre (1727 – 1810), o criador do balé moderno.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.