Quem passa as tardes no Bom Jesus/ Ielusc ouve todos os dias um inebriante som de órgão vindo da Igreja da Paz. É a organista Lucy Mary de Souza Costa Leão ensaiando para a reinauguração do órgão de tubos, que ocorrerá no dia 1º de junho. Lucy será a organista principal, acompanhada em algumas obras por outros músicos, e Beatriz Meier, organista da Igreja da Paz, tocará o Hino da Comunidade.
Lucy é também coordenadora da escola de música Villa-Lobos, da Casa da Cultura. Ela conta que o órgão de tubos é seu instrumento preferido, mas que ficou sete anos sem tocar porque o único órgão desse tipo na cidade, que é o da Igreja da Paz, não estava funcionando. Desde março ela vem ensaiando cerca de uma hora e meia por dia, e pretende continuar até as vésperas da celebração de inauguração do órgão.
A organista teve uma infância musical: começou a aprender piano aos 5 anos, com o pai, e hoje em dia sua família inteira é musicista. No dia da inauguração do órgão, Isaque, o filho mais novo de Lucy irá virar as páginas da partitura para ela, pois suas mãos estarão ocupadas entre a tarefa de tocar as teclas e combinar os registros — botões que controlam a intensidade da saída do ar dos tubos do órgão e fazem com que o som seja mais forte ou mais fraco.