Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - 10h04min   <<


chamadas

Matéria 5895, publicada em 08/04/2008.


:Divulgação

Acinej: o ponto de virada

Associação de Cinema busca consolidação em Joinville

Maellen Muniz


Joinville, a cidade da dança, agora está tentando investir em outra arte: o cinema. O encontro entre o presidente da Fundação Cultural de Joinville, Rodrigo Bornholdt, e integrantes da Acinej (Associação Cultural de Cinema da Região de Joinville) nesta terça-feira (dia 8) foi mais um dos passos decisivos para a consolidação da associação na cidade. A entidade já desenvolveu o projeto “Cidade Cinematográfica Joinville” e busca cooperação de empresas privadas e públicas para a instalação de estúdios cinematográficos, cinemateca e comissões de filmes.

Na sexta-feira (11), às 19h30, haverá uma assembléia geral na Cidadela Cultural Antárctica que decidirá os últimos retoques para a finalização do estatuto. Também serão apresentadas as chapas que concorrerão à gestão permanente. Qualquer pessoa pode se candidatar, desde que forme uma chapa inteira. O presidente temporário da associação, Alceu Bett, convida o maior número de pessoas para a discussão, pois, segundo ele, “a opinião da comunidade local é muito importante para a entidade”.

A proposta da Acinej visa o desenvolvimento de um novo segmento econômico focado no turismo cultural e de negócio, gerando, conseqüentemente, empregos diretos e indiretos. Os pontos principais do projeto constroem uma “tríade”: o apoio técnico e cultural que a associação irá oferecer aos associados, a construção de três estúdios cinematográficos para a produção local, e a criação de uma “film commission”.

Paralelamente a essas ações, a entidade também planeja a implantação de cursos técnicos na cidade, os WorkCines (oficinas permanentes para artistas e técnicos audiovisuais), a Cinemateca (coleção de interesse artístico, histórico, cultural e técnico para pesquisa), a realização de festivais e mostras de cinema e a criação de projetos de leis de fomento à produção audiovisual.

Durante a conversa com a Acinej, Bornholdt indicou lugares que possam servir de sede para a associação: o Centreventos Cau Hansen e o antigo prédio da Prefeitura Municipal, na rua Max Colin.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.