Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 18 de abril de 2024 - 23h04min   <<


chamadas

Matéria 5865, publicada em 03/04/2008.


:Djulia Justen

Noticias do Dia antes e agora

Notícias do Dia se antecipa ao AN e faz reforma gráfica

Gustavo Cidral


Uma semana antes da estréia do novo formato do jornal A Notícia, como a Revi registrou, o Notícias do Dia se antecipa e adota novo layout – mais limpo e mais caro. O preço do exemplar, que antes era R$ 0,75, passou a R$ 1,00. A edição número 440 do periódico da Rede Independência de Comunicação apresenta nova logomarca, com o nome do jornal por extenso em uma linha (há um “ponto final” no fim do título, algo que parece “moda” nos logotipos de ultimamente). Agora cada página se divide em cinco colunas e não em seis, como antes. As fontes Utopia e Bell Gothic tomam mais espaço, mas dão leveza. As fotografias ocupam área maior, assim como os anúncios, pelo menos nesta edição. A reformulação levou em conta a leitura rápida, característica do jornal popular.

As mudanças foram justificadas por Luís Meneghim, diretor de redação, como “necessidade de melhorar”. O projeto estava na gaveta há três meses, e a estréia foi apressada para mostrar “agilidade e competência da equipe”, como disse Meneghim, já que o AN iria mudar a roupagem. O diretor também atribui as modificações à evolução do jornal que eles consideram “comunitário” e não mais popular, como ficou conhecido.

O Notícias do Dia criou três cadernos. O “Plural” trata de variedades, televisão e entretenimento. No domingo e na segunda-feira os cadernos são Automotor e Esporte, respectivamente. Para o projeto, foi contratado o designer Tarcísio Duarte, de Belo Horizonte. O responsável pela editoria de arte, Marcelo Duarte, também colaborou. Outra novidade anunciada pelo jornal é a contratação da ex-acadêmica do Ielusc Vanessa Bencz, apresentada na edição desta quinta-feira como “jovem, talentosa e recém-formada jornalista”.

O jornal dedicou as páginas centrais para explicar o novo desenho. Entre auto-exaltação, elogios dos próprios funcionários e números de pesquisas que apontam o Notícias do Dia como o jornal que mais atende as necessidades da comunidade, há um infográfico mostrando a evolução do impresso em um ano e meio de existência. Na primeiro edição, é possível notar o preço, que era metade do valor atual – aumento de 100%. Na mesma imagem, na capa, é visível a imagem de uma mulher em pose sensual – na época que o jornal sempre trazia mulheres seminuas nas páginas centrais.

Leitura rápida, fotos maiores, redução de colunas, fontes mais espaçosas, “não ao texto longo”. As últimas reformas realizadas pelos jornais joinvilenses mostram que eles pretendem aumentar o número de leitores, pelo menos em quantidade.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.