Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quarta-feira, 24 de abril de 2024 - 22h04min   <<


chamadas

Matéria 5814, publicada em 26/03/2008.


:Ronaldo Santos

Conhecimento sobre telecentros, multimídia e softwares contou a favor de Ariadna

Aluna do 5º período é selecionada para estágio no Projeto Casa Brasil

Ronaldo Santos


Ariadna Silveira Straliotto, do 5º período de Jornalismo, foi a aluna aprovada para a vaga de estágio no Projeto Casa Brasil. Ela inicia os trabalhos de coordenação do estúdio multimídia e laboratório de rádio no dia 1º de abril, e receberá bolsa do CNPq no valor de R$ 630,00. O contrato terá a duração de um ano e pode ser prorrogado. Apenas três alunos concorreram à vaga.

Para a seleção, foi feita uma prova escrita técnica, sobre utilização de equipamentos multimídia e softwares livres. Na segunda parte, em entrevista com avaliadores, os candidatos foram indagados sobre modos de manuseio de câmeras filmadoras e gravadores, e seu uso com a comunidade. Entre outros questionamentos, os alunos deveriam escolher quais eram as três principais metas do milênio, que são dez ao todo.

Era pré-requisito para a vaga estar cursando pelo menos o 6º semestre. Ariadna está no 5º, e conseguiu autorização do setor de fomento e projetos do Ielusc para tentar a vaga. A acadêmica possuía conhecimento sobre telecentros por participar da pesquisa da tese de doutorado do professor Juciano Lacerda. Ariadna sistematizou os dados coletados em campo. Além disso, tinha conhecimento em informática e já fez cursos relacionados ao uso de softwares livres. “Acho que vai ser bem interessante, pois vou começar no início do projeto. Vamos capacitar as pessoas para melhorar a vida delas”, considera a estudante.

O Projeto Casa Brasil é uma iniciativa do governo federal. Em Joinville possui duas unidades. Uma delas é de responsabilidade do Bom Jesus/Ielusc, e está localizada no bairro Jarivatuba; a outra é administrada pela Fundamas (Fundação Municipal de Tecnologias e Educação Profissional). A contratação de um bolsista faz parte do processo de implementação do módulo de comunicação na Casa.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.