Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Terça-feira, 23 de abril de 2024 - 18h04min   <<


chamadas

Matéria 5806, publicada em 25/03/2008.


:Reprodução

Cartaz da mostra: 41 filmes em cinco dias

Joinville recebe mostra de curtas-metragens franceses

Gustavo Cidral


O Sesc Joinville e a embaixada da França no Brasil apresentam a mostra “Voyages en courts – viagens em curtas”. Trata-se de 41 dos melhores curtas-metragens franceses selecionados das produções mais recentes. São cinco temas entre os dias 24 e 28 de março, um por dia, em oito horas de programação. As sessões ocorrem no auditório da Univille em três horários: às 8h20, 18 horas e 19h30. A entrada é franca.

Os temas estão divididos da seguinte forma:

Segunda-feira: Curtas de Recreio

Terça-feira: Estranhamente Curtas

Quarta-feira: Elas

Quinta-feira: Filmes premiados no festival de Clermont-Ferrand

Sexta-feira: Curtas do Mundo


No primeiro dia, na sessão das 18 horas, havia apenas 11 pessoas assistindo. Às 19h30, as turmas de letras e design da Univille encheram o auditório com 93 alunos. Os nove curta-metragens se alternavam em ficção e animação. Curtas de Recreio recebeu esse nome por apresentar filmes infantis, alguns engraçados, outros reflexivos e bastante educativos – todos muito criativos.

O primeiro curta a ser apresentado foi "O Lápis". Uma animação de três minutos em que lápis são como pessoas e vão ao cinema assistir a um filme de terror de lápis sendo "torturados" por apontadores. Um dos que mais prendeu a atenção foi "O Move-Tudo", de 16 minutos. Conta a história de Martin, um menino que conhece um senhor a caminho da escola. O velhinho tem o poder de fazer as coisas se moverem e o garoto leva o irmão aleijado para conhecê-lo. O irmão de Martin passa a andar mas no fim tudo não passou de um momento fértil da imaginação do pequeno.

Em quatro minutos, "Poteline" se passa num conto de fadas em que várias "rapunzéis" se cansam de esperar os respectivos príncipes encantados e resolvem descer das torres com a ajuda das próprias tranças para irem atrás dos amados. "Cor de fundo" trata das diferenças raciais ao contar a história de uma mãe negra tendo problemas com o filho por ele ser mulato e não aceitar ser diferente dela. A ficção tem 10 minutos e é uma das mais interessantes. "Manias" é uma triste história que mostra em 14 minutos de animação a saga de uma menina perseguida por um garoto malvado que quase lhe tira a vida.

Em "Imago", de 12 minutos, um garotinho vive as aventuras de um aviador imaginário. O que mais agrada no filme é a ótima qualidade da animação em 3D. "Clik Clak" é o nome do curta de seis minutos que beira a perfeição da animação. Tudo se passa num mundo em que as palavras são emitidas por barulhos. As conversas se dão numa linguagem usada entre dois robôs e um menino brincando com sons de objetos.

A animação em 2D "Pedaços de Trem" parece uma charge animada de rabiscos. É um pequeno musical de quatro minutos que acontece durante a misteriosa parada do trem, causando o desespero dos passageiros. O último curta da noite foi "00h17". Na pequena trama, um garoto e vários adultos brincam ao tentarem imitar o sistema solar enquanto esperam o trem. Cada um representa um corpo celeste. A ficção de 10 minutos difere muito das outras pois tem um teor mais sombrio, em alguns momentos palavrões são ditos.

A mostra foi uma iniciativa do Sesc, que procurou a embaixada francesa. É a primeira vez que passa por Santa Catarina. Nesta semana está sendo apresentada simultaneamente em Blumenau e ficará percorrendo as cidades do estado até junho. Cassio Correia, técnico de cultura do Sesc, pretende entrar em contato com outras embaixadas para promover eventos semelhantes. Citou como exemplo o cinema japonês e o alemão.

O DVDs dos curtas estão disponíveis na cinemateca da embaixada da França no Brasil, para exibições públicas no circuito cultural brasileiro. A mostra foi concebida pelo Ministério das Relações Exteriores francês, em parceria com a Agence du Court-métrage, o Festival de Clermont-Ferrand e Unifrance.

Confira as sinopses dos filmes e mais informações no site da Cinemateca Francesa

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.