Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quarta-feira, 24 de abril de 2024 - 21h04min   <<


chamadas

Matéria 5794, publicada em 24/03/2008.


:Ronaldo Santos

Lizianna e o nome "Colcci" em "códigos de áudio"

Ensaio analisa gerenciamento conturbado da Colcci

Gustavo Cidral


“Gerenciamento de marca e pós-modernismo: uma análise da Colcci” foi o título do ensaio apresentado por Lizianna Garcia, pontualmente às 17 horas, na C-21. Enquanto lia um texto sobre gerenciamento de marketing e a história da marca Colcci, fotos de desfiles, campanhas e logotipos da empresa eram projetados com o acompanhamento de uma tranqüila música eletrônica ao fundo. A tia, vinda de Maceió; além do pai, mãe e irmã, de Jaraguá do Sul; assistiram à defesa do tema que foi escolhido pela publicitária quando ainda estava no segundo ano de curso. Mais duas colegas de faculdade completaram o número total de pessoas que presenciaram Lizianna receber a nota 9,5 pelo trabalho apesentado.

A leitura foi como um making of do trabalho, detalhando o processo da pesquisa realizada. Além de contar a história da Colcci, Lizianna relatou as várias mudanças na empresa nos últimos anos. Fatos curiosos foram analisados nessa parte, como as seis trocas de logotipo em menos de dez anos e a preservação da ex-proprietária no cargo de estilista após a venda da empresa no ano de 2000. Uma das reflexões da estudante durante a pesquisa conclui que é possível ter sucesso sem seguir o “manual”, pois a Colcci parece ter sido irresponsável e confusa em algumas estratégias de marketing mas mesmo assim se firma como uma potência no mundo da moda.

>Pedro Ramirez, o primeiro componente da banca a se manifestar, disse adorar temas relacionados à marcas e elogiou o formato “pós-moderno” da apresentação, que fugia do tradicional. O ex-coordenador do curso de publicidade e propaganda do Ielusc, vasculhando o trabalho escrito. destacou a linguagem quase coloquial e questionou algumas definições da linguagem da moda que não pareciam muito claras a ele ou a qualquer pessoa que não entende muito do assunto.

Vinícios Neves, especialista em marketing empresarial, ressaltou o fato de apenas publicitários comporem a banca. Destacou a ousadia na orientação de Álvaro Dias, já percebida em outros trabalhos. Também cobrou na bibliografia o nome de um autor de um livro indicado por ele em sala de aula para Lizianna, quem ele considera uma das melhores alunas.

O orientador anunciou a nota do trabalho às 18h08 e brincou com os pais da acadêmica ao dar nota 10 a eles. Agora já podem se preparar para a formatura marcada para o dia 31 de outubro.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.