Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sábado, 20 de abril de 2024 - 08h04min   <<


chamadas

Matéria 5770, publicada em 18/03/2008.


:Divulgação

Logotipo do projeto

Projeto recruta estudantes para a RBS TV

Gustavo Cidral


A RBS (Rede Brasil Sul) abriu neste domingo, dia 16, as inscrições para o projeto Caras Novas. Podem participar estudantes das áreas de jornalismo e audiovisual que estejam no último ano de curso ou formados em 2007. O treinamento será promovido pela própria empresa e vai capacitar novos talentos para atuar em diversas áreas da televisão. O programa funciona desde 1988 e revelou mais de 100 profissionais de destaque nas três emissoras do grupo: RBS TV, TV COM e Canal Rural.

Para 2008, o programa foi reestruturado. Através de um teste seletivo online serão escolhidos de 10 a 15 candidatos. Eles participarão de um curso gratuito com cinco meses de duração, de maio a setembro, em Porto Alegre. Lá, terão aulas de filosofia, economia, comunicação, história e ciências sociais. Estão previstas também oficinas com atividades de televisão, ministradas por profissionais da própria TV, em áreas como reportagem, produção e edição.

Roberta Meyer, professora das disciplinas de TV no Ielusc, conta que boa parte dos profissionais da RBS TV de Florianópolis participou do projeto como, por exemplo, Edmilson Ortiz. “É como um estágio onde eles treinam os estudantes de acordo com a filosofia da empresa, moldando-os à linha editorial”, explica Roberta. 

O “Caras Novas” já foi feito por região. Em 2000, foram selecionados três candidatos para cada uma das cinco filiais no estado. Em Joinville os escolhidos foram Patrício Destro, atualmente na RIC (Rede Independência de Comunicação); Fabiana Nascimento, que agora apresenta o Bom Dia Santa Catarina em Florianópolis; e Sabrina Aguiar, repórter da TV Câmara. Sabrina, formada no Ielusc trabalhou na TV COM, inaugurada na época em que foi selecionada, e logo foi para a RBS TV, onde ficou quatro anos. “Eu estava no segundo ano da faculdade. Agora está bem mais difícil já que os testes serão todos em Porto Alegre e o candidato tem que estar no último ano do curso ou formado”, disse Sabrina.


As inscrições vão até o dia 2 de abril, pelo site do Grupo RBS, no link “talentos” onde deve ser mencionado o código da vaga: CRCN.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.