Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Terça-feira, 23 de abril de 2024 - 06h04min   <<


chamadas

Matéria 5669, publicada em 06/03/2008.


:Reprodução

Pacto Sinistro é o próximo filme de sábado

Clube de Cinema tem público recorde em primeira sessão

Carolina Wanzuita


A primeira sessão do Clube de Cinema de 2008, que ocorreu sábado, dia primeiro de março, surpreendeu pelo número. Cerca de 57 pessoas estavam presentes no anfiteatro, ás 19h, quando o documentário dos participantes da Oficina de Verão do Ielusc preencheu a tela do retroprojetor. Logo em seguida ocorreu a exibição de um longa-metragem. Quem ocupará as telas do proximo sábado será "Pacto Sinistro".

“Memento Mori”, realizado pelos alunos da Oficina de Cinema, comandada pelo professor Marcelo Corrêa, foi exibido na abertura. A frase, uma antítese à famosa expressão “Carpe Diem” (aproveite o dia) em latim significa “Lembre-se da sua morte”. O filme relata a história de Tayse Uber, aluna de publicidade, cujo irmão morreu de câncer quando a estudante tinha 15 anos. Ela conta a trajetória do irmão desde a descoberta da doença, a morte e o sentimento de perda. À história de Tayse, conectam-se a depoimentos de biólogos, padres, espíritas e psicólogos que falam sobre o que acreditam ser a morte.

“Todos têm opinião diferente, porém todos, em determinado momento, falam sobre religião”, explica Fernando Sá, um dos responsáveis pela produção e direção do filme. “O material usado é muito rico”, pois foram 6 horas de entrevistas”, diz Fernando. O aluno conta que muitos entrevistados ficaram de fora do vídeo, devido ao tempo do curta-metragem. O critério usado para escolher quem iria aparecer na filmagem foi a similaridade com o assunto.

O longa da noite, dirigido pelos irmãos Coen, abriu o mês dos filmes em preto e branco. “O homem que não estava lá” conta a história do barbeiro Ed Crane numa atmosfera que varia do policialesco ao fantástico, característica dos diretores.

“Não temos um critério para escolha dos filmes, sentamos e discutimos juntos”, afirma Gleber Pieniz, um dos professores participante do grupo. Gleber conta que o clube está crescendo devagar. “Estamos abrindo aos poucos, por enquanto somente para o Ielusc”, diz o professor. Entretanto, figuras não ielusquianas frequentam o ambiente – primos, amigos e namorados também ocuparam as cadeiras do anfiteatro.

No próximo sábado, dia 8, o Clube de Cinema apresenta “Pacto Sinistro”, um filme de Alfred Hitchcock.

O diferencial do encontro é que, após a exibição gratuita dos filmes, segue um debate acerca do conteúdo das obras.

Além de Gleber, Silnei Soares, professor e coordenador do curso de publicidade e propaganda, também colabora para que a sessão aconteça. Francine Hellmann, Jean Ricardo, Tiago dos Santos, Charles de França, Fernando Sá, Renata Tomasi, Ariene Olsen e Caio Biagiotto são os alunos organizadores do evento.


Sinopse de Pacto Sinistro publicada em www.adorocinema.com.br

Após se conhecerem em um trem, dois homens combinam entre si uma "troca de assassinatos", em que um mataria a pessoa que o outro deseja se livrar. A proposta é considerada como uma piada por um deles, mas o outro resolve levar adiante o acordo. Dirigido por Alfred Hitchcock.

Ficha Técnica

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.