Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - 00h04min   <<


chamadas

Matéria 5621, publicada em 04/03/2008.


:Ronaldo Santos

Janaina aguarda resultado da banca

Monografia compara dois períodos da revista Recreio

Ronaldo Santos


Foi na experiência como mãe que Janaina Rodrigues descobriu qual seria o objeto de pesquisa de sua monografia. Na manhã de sábado, 1º de março, ela defendeu na sala C-21 o trabalho de título “Revista Recreio: um mundo sem faz-de-conta. Literatura, indústria cultural e crianças: uma mistura imaginável?”. Gleber Pieniz e Nara Marques foram os avaliadores, que deram ao estudo nota 7,5. Sílvio Melatti orientou a aluna.

Capa da revista RecreioA revista Recreio surgiu em 1969 e foi publicada até 1981. Em 2000 ela voltou às bancas com o mesmo nome, mas com o conteúdo reformulado. Janaina criticou principalmente o baixo volume de textos do atual modelo, que não estimula a leitura. Em entrevista à acadêmica, a editora especial da revista, Mônica Pina, afirmou que os contos publicados não são extensos para que as crianças os leiam até o final.

As primeiras publicações da revista continham textos literários de autoras como Ruth Rocha e Ana Maria Machado, que a partir daí ganharam projeção. A proposta educativa da Recreio previa ainda a possibilidade da criação de brinquedos através de seu encarte. Hoje, eles são importados e já vêm prontos.

Nara Marques comenta o estudoNara Marques comentou a mudança editoral da revista nos dois períodos de publicação. Com a mudança de opinião sobre a revista, disse ela, Janaina se perdeu nesta desilusão. A professora qualificou de "dispensável" a entrevista com Mônica. Além disso, falou que o discurso empresarial beira o fascismo por tentar massificar o público infantil.

Professor Gleber fez críticas mais pesadasPara o professor Gleber Pieniz o tema escolhido foi pertinente, mas criticou os diálogos com os entrevistados. Ele acredita que as entrevistas deveriam ser mais profundas. O ensaio monográfico proposto por Janaina demorou a aparecer, comentou o professor. Ele terminou a argüição questionando se a revista Recreio faz jornalismo. Janaina respondeu que embora a publicação tenha ganhado o prêmio da Editora Abril de Jornalismo, ela não o pratica. A acadêmica completou dizendo que os profissionais da Recreio subestimam a inteligência das crianças.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.