Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - 00h04min   <<


chamadas

Matéria 5573, publicada em 25/02/2008.


:Reprodução

Mensagem de bloqueio: sem acesso a blogs, orkut e fotologs

Liberação de sites proibidos só depende de professores

Carolina Wanzuita


Ao ingressar na faculdade neste início de semestre, acadêmicos se depararam com sites como blog, orkut, fotolog e messenger bloqueados. Segundo o Secord não há motivos para alvoroço. A solução é simples: basta que o professor solicite o desbloqueio justificando a importância destes sites para sua disciplina.

“Nós obedecemos à política da instituição”, explica Jean Rafael Schultz, membro do Secord. A regra aplicada todo início de semestre consiste em “limpar” o sistema. A faxina é feita nas pastas localizadas no diretório publico_jor e no login de cada estudante, que antes de terminar o semestre precisa fazer uma cópia de segurança (backup) das informações úteis. “Isto é feito para que ex-alunos não continuem acessando a rede”, conta o funcionário.

Com os sites na internet a regra também é aplicada: após a limpeza, alguns são bloqueados a pedido da instituição e somente serão liberados mediante solicitação do professor ou coordenador do curso. “O professor que quiser liberar”, indica Jean, “é só trazer a lista de chamadas que o processo será feito”.

Samuel Lima, coordenador do curso de jornalismo, confirma. “O Secord trabalha desta maneira, cabe ao professor pedir o acesso”.

Professores utilizam alguns dos sites bloqueados como forma de avaliação. Juciano Lacerda exige a elaboração de um blog na disciplina de Meios de Internet. Em fotografia, o professor Álvaro Diaz determina a criação de um blog ou fotolog para expor os trabalhos.

Outra limitação determinada pelo Secord é o tamanho dos arquivos anexados às mensagens enviadas por correio eletrônico. O servidor de e-mails suporta até 5 megas por mensagem. Este limite não será alterado por enquanto.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.