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Matéria 5533, publicada em 14/02/2008.


:Melanie Peter

Jackeline: alívio e felicidade no final da apresentação

Demora na operação irrita consumidores, conclui estudo

Maellen Muniz


Atualmente, a maioria dos brasileiros não gosta nada do sistema de telemarketing. Para tentar entender o motivo do desgosto, Jackeline Buzzi Huller defendeu nesta quarta-feira (13) a monografia “O telemarketing na perspectiva do consumidor”. Sob a orientação do professor André Scalco, a aluna pesquisou durante um mês a opinião dos joinvilenses sobre o tão burocrático sistema. A banca avaliadora era composta por Pedro Ramirez e Vinícios Neves.

“Estou ficando nervosa por estar calma”. Assim se definia Jackeline instantes antes do início da defesa. Durante quinze minutos, apresentou os resultados da pesquisa realizada entre 5 de outubro e 5 de novembro do ano passado. No estudo, 79 pessoas foram entrevistadas, dentre as quais 77% preferem não utilizar os serviços do telemarketing por não ter paciência de esperar pelo término da compra. Das pessoas que já compraram produtos por esse sistema, 78% admitem ter concluído a operação pelo motivo de o operador de telemarketing “ter enchido muito o saco”.

Mesmo com a insatisfação da maioria da população, a estudante percebeu através das conversas informais com os entrevistados que o telemarketing não é visto como um bicho-de-sete-cabeças. Em sua conclusão, afirma que o serviço de telemarketing só não é mais procurado pela falta de agilidade dos operadores e pela grande burocracia necessária para comprar o produto.

No semestre passado, Jackeline não conseguiu defender a monografia por falta de informações relevantes sobre o assunto. Agora, com o estudo refeito, ela foi aprovada com nota 7,5. Ramirez, que a acompanhou no desenvolvimento da pesquisa em 2007, parabenizou-a pela superação da dificuldade enfrentada. “Vi um crescimento bem grande da Jackeline”, afirma.



Tudo começou com o pastel

O telemarketing teve início em 1880, logo depois da invenção do telefone em 1876. A partir desse acontecimento um pasteleiro de Berlim teve a idéia de telefonar para aproximadamente 180 clientes cadastrados no estabelecimento. Nas ligações, ele fazia propaganda dos pastéis.

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