Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - 02h04min   <<


chamadas

Matéria 5296, publicada em 08/11/2007.


:Divulgação

Marco Aurélio Braga e Robson Bonin

Dois estudantes do Ielusc são finalistas do Prêmio Esso

Felipe Silveira


Dois alunos de jornalismo do Ielusc acabam de ser indicados ao Prêmio Esso – o mais importante do Brasil. Robson Bonin, que se formou em outubro de 2006, e Marco Aurélio Braga, prestes a apresentar a monografia, escreveram a reportagem “Operação Ouro Verde – O maior esquema de lavagem de dinheiro da história de Santa Catarina” para o jornal A Notícia. O anúncio oficial só sai amanhã, 9 de novembro, mas a organização do prêmio os informou na véspera e eles contaram o fato à Revi. A categoria para a qual foram indicados é a Prêmio Esso Interior.

Marco Aurélio Braga tem 33 anos e 12 de profissão. Além do A Notícia, já trabalhou no Gazeta de Joinville e na RBS TV. Foi ele quem inscreveu a matéria no prêmio. “Como faço todos os anos”, afirma. Marcão, como é conhecido, apurou a maior parte das informações: "Eu levantei toda a história, tendo acesso através do processo do relatório da PF sobre o esquema. A partir dali fui montando o quebra-cabeça que também envolvia tráfico de drogas e esquema com o Uruguai. O Robson entrou no último dia para fazer um balanço das últimas operações da Polícia Federal. Ele deu um fechamento para a história que eu não tinha pensado quando fiz o projeto".

Robson devolve o elogio: "O mérito maior é o Marco Aurélio. Ele fez três matérias, eu fechei a série com uma". Recém-chegado a Brasília, Robson não esconde o susto. "Quase morri", brincou. Ele tem 24 anos e, enquanto era estudante, foi assessor do vereador Adilson Mariano. “Me formei em agosto de 2006, entrei no jornalismo diário em 4 de janeiro de 2007, trabalhei até outubro em A Notícia, quando fui promovido para a Agência RBS em Brasília. Nem um mês de trabalho no Distrito Federal e sai a indicação ao Esso. Não há como definir em palavras”.

Os vencedores serão conhecidos em 5 de dezembro. Confira a seguir a íntegra da série de reportagens "Operação Ouro Verde" (arquivo em PDF).

O maior esquema de lavagem de dinheiro da história de SC

Uruguai era rota de lavagem de dinheiro

Polícia investiga ligação da "lavanderia" com tráfico de drogas

Nunca tantos nomes influentes estiveram na mira da polícia

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.