Eles pensavam em não se inscrever... mas acabaram levando o segundo lugar. Foi o que aconteceu com Rafael Fischer e Inaê Cadorin, alunos do curso de Publicidade e Propaganda. Com a ajuda dos estudantes Bernardo Henrique Portele e Everton Alves Carvalho, criaram um outdoor na semana limite do prazo de entrega e acabaram ganhando o Prêmio Central do Outdoor de Santa Catarina, na categoria estudantil. (Veja a classificação geral).
Com o tema “Preservação do Meio Ambiente. Faça acontecer”, os jovens tiveram a seguinte idéia: colocar um surfista à espera de ondas em meio a um tsunami repleto de destroços e poluição. A frase foi “Ele esperava uma onda grande... mas não tão grande.” O contraste da pele branca do surfista com o tom acinzentado do restante do cartaz fez com que o nível do estrago feito pela catástrofe fosse bem representado.
O Prêmio Central do Outdoor surgiu em 1991 e valoriza as peças enviadas à instituição. Neste ano, o julgamento das peças ocorreu em Blumenau (SC). O objetivo é examinar e estimular a criação do outdoor e, tanto as agências de publicidade como os anunciantes, podem efetuar as inscrições. Atualmente, o concurso ocorre em nove regiões: Bahia, Centro-Leste, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O assunto é determinado pela entidade e os trabalhos são avaliados nas seguintes categorias: Ação Social, Mercado, Aplique, Especial, Inovação e Estudantil. No primeiro momento, os trabalhos são julgados regionalmente para depois competir na esfera nacional. “É uma oportunidade de o estudante mostrar o seu trabalho”, diz Marcelo Correia, professor de Publicidade e Propaganda.
Para entregar o prêmio aos vitoriosos, a Central do Outdoor realiza uma festa em São Paulo onde anuncia também o Grand Prix, que é uma viagem à Costa do Sauípe, na Bahia, aos profissionais vencedores e à categoria estudantil.
Veja o outdoor dos alunos do Ielusc