Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - 07h04min   <<


chamadas

Matéria 5040, publicada em 05/10/2007.


:Felipe Silveira

Bênção ocorreu no campo ao lado da igreja

Animais são abençoados no dia de São Francisco

Felipe Silveira



"Todas as coisas da criação são filhos do pai e irmãos do homem...
Deus quer que ajudemos aos animais, se necessitam de ajuda.
Toda criatura em desgraça tem o direito a ser protegida."
São Francisco de Assis


É bastante discutível a questão de tratar melhor os animais do que as pessoas. Poucas coisas são tão ridicularizadas como as madames que dão festas de aniversário para suas cadelinhas felpudas. No entanto, o maltrato e o abandono dos animais também é uma causa preocupante. Uma data na qual essa discussão vem à tona é o dia de São Francisco de Assis, quando a tradição manda que se abençoe os animais, já que o santo apregoava que “toda a criatura em desgraça tem o direito a ser protegida” – os humanos e os bichos.

No dia de São Francisco, 4 de outubro, celebra-se uma missa na qual os animais recebem a bênção. Em Joinville, a cerimônia ocorreu na paróquia São Francisco de Assis, no bairro Saguaçu, onde aproximadamente 30 cães, três gatos, três passarinhos e duas tartarugas foram abençoados pelo padre Renato dos Santos. Ele frisou a importância de os homens estarem "integrados com o macrocosmo", e que "respeitar os animais e não respeitar o ser humano é um pecado grave”. O vereador Zulmar Valverde (DEM) compareceu ao evento e falou sobre o valor “de se apegar com os animais, com o ser humano e com todo mundo”.

A grande maioria das pessoas trouxe cães para a bênção. Reunidos no campo de futebol ao lado da igreja, eles fizeram uma grande algazarra, deixando os três gatos amedrontados dentro de suas caixas. A duas tartarugas desprezaram os demais.

Um dos maiores bichos presentes era um Golden Retriver de 59 quilos. A dona do animal conta que ele é muito importante e que o trouxe para ser abençoado porque "ajuda São Francisco a cuidar da família". De vez em quando ela o leva à Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) para contribuir na sociabilização das crianças. Os Golden Retrivers são uma raça treinada para salvamento em desmoronamentos e nevascas e também são ótimas companhias para deficientes visuais e auditivos.

Depois da leitura da Bíblia, padre Renato pediu para que se formasse uma fila com os animais para benzê-los. Muitos se assustaram com a bênção. Clique aqui e veja como foi.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.