Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 29 de março de 2024 - 07h03min   <<


chamadas

Matéria 5015, publicada em 28/09/2007.


:Divulgação

Jornada: teoria e ética na Enfermagem

Jornada discute teoria e prática na enfermagem

Jouber Castro


Refletir a dicotomia acadêmica clássica: o papel da teoria e da prática no ensino da enfermagem. Esta é a intenção que norteia as discussões da 30ª Jornada Catarinense de Enfermagem, realizada no Bom Jesus/Ielusc entre 26 e 28 de setembro, com organização da própria instituição, em conjunto com a seção estadual da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn-SC). Em conjunto com a jornada realiza-se também o 21º Fórum Catarinense das Escolas de Enfermagem, com palestras e cursos para estudantes de graduação e técnicos.

O evento, que contou com 100 inscritos ― entre estudantes, técnicos e graduados em enfermagem —, tem uma particularidade: a exposição de trabalhos científicos com a presença dos autores. Nessa edição foram 54 trabalhos integrantes de escolas de enfermagem de todo o estado. Estiveram representados na jornada, além do Bom Jesus/ Ielusc, instituições como Unisul, Univali, UFSC, Cefet (Joinville e Florianópolis), Uniconcórdia, Unochapecó e Uniplac, hospitais Dona Helena e São José e a Secretaria Municipal de Saúde de Joinville.

Foram realizados painéis e cursos pautados por temas como drogas, AVC (acidente vascular cerebral), educação e ética profissional em enfermagem. Os participantes receberão, ao fim da jornada, um certificado pelo curso que realizaram. As inscrições, que custavam de 20 a 100 reais, ficaram abaixo da expectativa. Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem do Bom Jesus/Ielusc e membro do núcleo local da Associação Brasileira de Enfermagem, Lenir Corso Krutul, a fraca procura deve-se a fatores econômicos: “Este evento geralmente realiza-se no primeiro semestre, e o momento atual é de dificuldade para as escolas”. Lenir lembra que a última edição da jornada realizada em Joinville, em 2000, contou com 250 inscrições.

A Jornada Catarinense de Enfermagem realiza-se a cada dois anos. A edição passada ocorreu em Blumenau, e a próxima será em Lages. O evento conta com a chancela da ABEn-SC, entidade que conta com cerca de 300 membros em Santa Catarina ― 35 deles em Joinville.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.