Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Terça-feira, 23 de abril de 2024 - 21h04min   <<


chamadas

Matéria 5014, publicada em 27/09/2007.


Inscrições abertas para 2ª Oficina de Introdução à Crítica Gastronômica

Clayton Felipe


Não se engane: passar as tardes de sábado falando de boa comida é muito mais um prazer do que um suplício. Quem garante são os participantes da 1ª Oficina de Introdução à Crítica Gastronômica que encerrou há três meses no Ielusc. Mas para quem quiser conferir, já estão abertas as inscrições para a segunda oficina, que vai ocorrer de 6 de outubro a 24 de novembro, em sábados alternados, das 13h30 às 16h30. Apenas 25 vagas foram abertas.

Segundo o professor Gastão Cassel, a segunda oficina – que é grátis e válida como crédito na grade curricular – já está sendo oferecida porque houve muitos pedidos de pessoas que ficaram na lista de espera da primeira. O outro motivo é do ponto de vista de mercado. De alguns anos para cá, cresceu bastante o número de publicações sobre gastronomia, além de que em muitos jornais há cadernos somente para a área.

“Não haverá mudanças estruturais, apenas algumas adaptações nas aulas para torná-las melhor”. O professor Gastão fala do método de aula, que se baseou em leitura de textos sobre gastronomia, discussão entre a turma, aulas expositivas com slides e exibição do filme “A festa de Babette”.

Pode parecer terrível passar o sábado à tarde falando de boa comida; certamente você sai com muita fome do Ielusc. Pois as imagens, aliadas às descrições dos pratos feitas por Gastão, deixam os alunos ávidos para experimentar da receita da vovó aos mais famosos pratos da gastronomia internacional. Apesar disso, ou por causa disso, tanto para o professor quanto para os alunos, a primeira experiência foi bastante prazerosa e proveitosa. Exceto pela quantidade de alunos que se matriculou e não compareceu. “Deveriam ter o mínimo de bom senso. Foi muito chato. Se não quer fazer, não faz. Tirou a vaga de pessoas que queriam fazer”, reclama Gastão.

A inscrição para a 2ª Oficina de Introdução à Crítica Gastronômica deve ser feita na coordenação do curso de Jornalismo, com Eliziane Reinert, a Lize, até 3 de outubro. A oficina é aberta para todos os cursos (Comunicação Social, Turismo, Enfermagem, Nutrição e Educação Física).

Os alunos que ainda não retiraram o certificado da primeira oficina devem fazê-lo na coordenação:

Fernando Sá
Keila Stoeberl
Priscila Noernberg
Rafael Alonso
Renata Tomasi
Rodrigo Andrade
Sabrina Augustinho
Sérgio Dirceu
Zelir da Costa
Jorge Therra

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.