Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Terça-feira, 16 de abril de 2024 - 12h04min   <<


chamadas

Matéria 5012, publicada em 27/09/2007.


Cineasta recruta profissionais joinvilenses

Lorena Trindade


— Cena 10, plano 2, take 1. Luz, câmera, ação!

Não estranhe se ouvir esta frase em algum canto de Joinville. No dia 30 de setembro o cineasta Roberto Carminatti estará na cidade para recrutar profissionais que trabalhem com teatro, artes visuais, moda, música, iluminação e sonorização. A seleção será na sala de cinema da Cidadela Cultural Antarctica, a partir das 9 horas. Os selecionados participarão da produção do terceiro filme de Carminatti, intitulado “The Heartbreaker”, que terá cenas gravadas no estado.

Carminatti esteve na Cidadela Cultural no dia 18 de agosto ministrando uma palestra sobre as oportunidades de emprego na área da sétima arte. Formado em cinema pela Emerson College de Boston, o jovem cineasta — que tem apenas 30 anos — já gravou outros dois filmes: “A fronteira” e “Segurança nacional”. O segundo teve cenas gravadas no Amazonas, Rio de Janeiro, em Brasília e em Santa Catarina. Trabalhando sempre de maneira independente, o diretor, desta vez, firmou parceria com a Sunshine Films, de Nova York. “The Heartbreaker” será o primeiro longa-metragem da produtora.

Em reunião com o governador Luiz Henrique da Silveira, o presidente da Sunshine, Bruce Lipnick, afirmou que grandes estúdios dos Estados Unidos também estão descentralizando as produções como forma de reduzir custos. O professor das disciplinas de cinema do curso de jornalismo do Ielusc, Silnei Soares, acredita que por trás desta prática não há somente boas intenções, já que reduzir custos significa explorar mão-de-obra barata e obter incentivos fiscais.

Fernanda Ourique, assessora da Fundação Cultural de Joinville, afirmou que o órgão público não tem envolvimento direto com a produção do filme, apenas está ajudando a divulgar a oportunidade para os joinvilenses. Ela acredita que como no outro filme, ele deve utilizar locações históricas e residências.

O diretor disse que os selecionados em Joinville trabalharão na cidade, mas se forem profissionais de muito talento, serão convidados a fazer parte da equipe. “Procuramos pessoas que tenham e queiram ganhar experiência”. A comédia romântica “The Heartbreaker” será gravada no Estados Unidos e, no Brasil, somente em cidades catarinenses.

De acordo com Carminatti, fazer filmes no país é uma maneira de artistas trabalharem, de movimentar dinheiro e de dar oportunidade aos brasileiros que estejam interessados em realização cinematográfica. Descentralizar a produção, do país de origem, é uma prática nova no cinema. “A qualidade de mão-de-obra aqui no Brasil também é muito boa”, explicou.

Carminatti circula na lista de diretores da Rede Globo de Televisão. Ele fez parte dos produtores da novela “América”, da minissérie “Amazônia” e atualmente dirige o programa “Linha Direta”.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.