Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - 14h04min   <<


chamadas

Matéria 4888, publicada em 18/09/2007.


:Lorena Trindade

O rapper Lucas Vieira

Lucas Vieira é finalista do 13º concurso de jingles

Lorena Trindade


Por não economizar nas rimas, o rapper e acadêmico do 6º período de Publicidade e Propaganda, Lucas Vieira da Silva, tornou-se finalista do 13º Concurso de Jingles do 19º Fest´Up (Festival Universitário de Publicidade). O evento ocorrerá em São Paulo, nos dias 22 e 23 de setembro, e está sendo organizado pela APP (Associação dos Profissionais de Propaganda de São Paulo) e pela Faap (Fundação Armando Álvares Penteado). Além do ciclo de palestras com profissionais das mais consagradas agências de publicidade do Brasil e do mundo, a Fest´Up realiza também dois concursos: material gráfico e jingles.

No ano passado, Lucas não participou e ficou decepcionado com o 12º Concurso de Jingles. Segundo ele, os ganhadores não eram tão bons. O acadêmico viu nessa situação a motivação para criar um jingle e inscrevê-lo na 13ª edição. “A professora Lígia Zuculoto tentou me convencer de fazer um no ano passado, mas temi pela concorrência.” Lucas percebeu que o Ielusc tinha chances de arrematar algum lugar na classificação e mandou quatro jingles: um de pop, outro de rap-pop e dois de rap tradicional. O escolhido pelos organizadores do evento para ficar entre os oito finalistas foi um dos raps tradicionais.

O tema? Programação da Rádio Multishow FM. A organização mandou um briefing para os participantes com a idéia que deveria ser trabalhada no jingle. A proposta era falar do processo e da programação da rádio, cujo lema é “multissintonizada”, e citar todos os programas. O rapper fez letra e melodia e os colegas Bianca Mirela, do 6º período e Guilherme Brum, do 4º período, sugeriram pequenas mudanças na composição, ajudando, assim, no material final. O aluno Rodrigo Mertz tocou violão de sete cordas, Bruno Cassa ficou responsável pelo baixo e Iuri Nunes pela bateria eletrônica. “Se a gente ganhar, todo mundo vai ter que fazer ao vivo lá no palco”. Ele disse que o grupo pretende criar até uma coreografia. Um dos critérios do concurso exige que todos os participantes da produção do jingle estejam inscritos no Fest´Up.

Lucas não utilizou os estúdios da instituição para gravar, montar ou editar a propaganda. Fez tudo por conta própria em casa, num estúdio improvisado, mas com toda a aparelhagem de que precisava. Inclusive placa de áudio, mesa de som, microfone e softwares de edição. Ele acredita que se conseguir ficar entre um dos três ganhadores, estará somando para o seu currículo e portfólio. O acadêmico já faz free lance, produzindo spots, vinhetas e gravando grupos de rap. “É uma forma de entrar no mercado de trabalho”, explicou.

Lucas planeja participar do próximo concurso de jingles da Fest’ Up. Após se formar, o acadêmico quer ter um home studio de áudio. Em 2006, ele ganhou o grand prix da categoria áudio no Produz (festival dos cursos de comunicação dentro da Semana Acadêmica). Este ano, ainda não sabe o que fará para enfrentar a concorrência no Prêmio Produz. O grupo de rap do qual Lucas faz parte, o V.O., vai bem. Os meninos estão ensaiando e, se tudo correr como esperam, logo lançarão seu segundo CD.

Ouça o jingle classificado para o 19º Fest´Up

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.