Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quarta-feira, 24 de abril de 2024 - 02h04min   <<


chamadas

Matéria 4817, publicada em 06/09/2007.


Novo código de ética será publicado na terça-feira


Deve ser publicado, nesta terça-feira, 11 de setembro, o novo Código de Ética dos jornalistas – aprovado no Congresso Extraordinário dos Jornalistas que ocorreu nos dias 3 e 5 de agosto em Vitória (ES). O código não estava disponível à sociedade porque alterações estavam sendo feitas, inclusive a revisão pela assessoria jurídica.

As principais mudanças são a impossibilidade de deturpar informações e declarações e o incentivo à ratificação de inocência. Apesar de já figurarem no código atual, “não estavam tão explícitas quanto agora”, explica o diretor da Fenaj José Carlos Torves.

Outra alteração importante é sobre a cláusula de consciência. De acordo com ela, “o jornalista pode se recusar a cumprir uma pauta que agrida o código de ética da categoria ou suas convicções. O profissional não pode, porém, utilizá-la como subterfúgio para deixar de ouvir posições contrárias às suas”.

Aprovado desde agosto, o código foi revisado pelos jornalistas Antônio Carlos Queiroz e Fernando Paulino, de Brasília; Márcia Quintanilha, de São Paulo; e Pedro Osório, do Rio Grande do Sul.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.