Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quarta-feira, 24 de abril de 2024 - 14h04min   <<


chamadas

Matéria 4753, publicada em 28/08/2007.


Estão abertas inscrições para o Fies

Rafael Alonso


Quem encontra dificuldade para arcar com as despesas da faculdade deve ficar atento, pois estão abertas as inscrições para o Fies (Financiamento de Ensino Superior), uma parceria entre a Caixa Econômica Federal e as instituições privadas brasileiras. A idéia é permitir que os jovens de condição financeira baixa mantenham-se no ensino superior. No entanto, a Caixa não condiciona, a priori, uma determinada renda que permita a inscrição. “Em princípio, a única exigência é estar matriculado”, explica Gisele Rocha, funcionária do departamento financeiro do Ielusc.

O valor da bolsa varia, mas normalmente chega a 50%. Nesse caso, a Caixa envia metade da mensalidade à instituição, enquanto o estudante, após um ano de carência depois de formado, assume a dívida, acrescida de juros de aproximadamente 3% ao ano. Durante o período em que estiver na faculdade, o aluno pagará mensalmente a outra metade dos vencimentos à instituição, além de uma taxa trimestral de R$ 50 à Caixa.

De acordo com Gisele Rocha, os alunos do Ielusc não têm aproveitado a oportunidade. Em 2006, 40 estudantes conseguiram o financiamento de 50%. “Não posso te precisar quantos, mas com certeza mais acadêmicos poderiam ser beneficiados”, destaca. Gisele acredita que a idéia de financiamento assusta os jovens, que preferem receber bolsas integrais, quando não há necessidade de ressarcimento. “Mas a bolsa é bem mais complicado para conseguir”, completa.

Os que tiverem dúvidas a respeito do Fies devem procurar o departamento financeiro do Ielusc, localizado no bloco E.


Cronograma de prazos:

Inscrição: preencher ficha por meio eletrônico, que estará disponível nos endereços da Fies na internet entre os dias 27 de agosto e 28 de setembro.

Entrega de protocolo: as fichas, devidamente preenchidas, deverão ser entregues, em duas vias, à instituição de ensino (nesse caso, o Ielusc) até o dia 1º de outubro.

Atestamento: o Ielusc atestará a confirmação da inscrição na via do protocolo, que será devolvido ao candidato.

Divulgação: no dia 5 de outubro constará no sítio da instituição e do Fies, bem como nos murais da faculdade, a relação do inscritos.

Possíveis erros: aqueles que não tiverem a inscrição confirmada deverão procurar a instituição entre 8 e 10 de outubro.

Relação oficial: a relação oficial dos candidatos selecionados para o processo será divulgada no dia 15 de outubro.

Resultado: após os vários itens terem sido analisados pelo órgãos competentes, será divulgado, no dia 22 de outubro, a relação dos alunos selecionados.

Próximo passo: Os selecionados deverão preencher um formulário de entrevista, disponível nos endereços eletrônicos do Fies, entre os dias 22 de outubro e 22 de novembro. Durante esse período, a Comissão Permanente e Seleção e Acompanhamento do Fies (CPSA) entrevistará os candidatos, que levarão fotocópias de vários documentos (os documentos necessários podem ser visualizados no sítio do Fies). Ao longo da entrevista, a CPSA analisará a “pertinência e a veracidade das informações prestadas, concluindo pela aprovação ou reprovação do candidato”, conforme a Portaria Normativa número 31, de 30 de julho de 2007. 

Documentos: Aprovados ou não, os documentos apresentados na entrevista permanecem retidos pela CPSA durante cinco anos.

Final: Os aprovados e possíveis fiadores deverão comparecer à agência da Caixa Econômica Federal de sua escolha para formalizar o contrato de financiamento entre os dias 22 de outubro e 14 de dezembro. Mais uma série de documentos serão necessários nesse momento.

Obs: Os alunos agraciados pelo Prouni também podem concorrer ao Fies, mas os prazos assinalados acima são diferentes.

Mais informações em www3.caixa.gov.br/fies

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.