Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - 21h04min   <<


chamadas

Matéria 4751, publicada em 27/08/2007.


:Clayton Felipe

Foto da Lua tirada no Cemitério dos Imigrantes

Eclipse lunar pode ser visto pelo telescópio da Udesc

Clayton Felipe


Você gosta de astronomia? A sua chance de provar que gosta mesmo de astronomia está próxima. Mais precisamente às 5h45 da madrugada de terça-feira, 28 de agosto. A essa hora, os interessados nos movimentos celestes poderão acompanhar o mais conhecido deles: o eclipse.

O eclipse da Lua está marcado para acontecer de madrugada mesmo, não adianta pedir para remarcar. O que você pode fazer é escolher vê-lo acompanhado de um pessoal que gosta tanto quanto você, porém com conhecimento em detalhes do fenômeno. Trata-se do professor José Fernando Fragalli, professor de física da Udesc, e de alguns alunos que observarão o eclipse com o telescópio da universidade, localizado entre os blocos D e E.

Toda a comunidade está convocada para assistir ao evento. Segundo a assessoria de comunicação da Udesc, a agência espacial norte-americana (Nasa) informou que "a Lua transformará sua cor cinzenta de pó lunar em uma intensa coloração vermelha como a do entardecer. Este será o momento do eclipse total e durará cerca de 90 minutos". Se o tempo estiver nublado ou com chuva, não haverá observação.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.