Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sábado, 27 de abril de 2024 - 02h04min   <<


chamadas

Matéria 4750, publicada em 27/08/2007.


Atrações da Semana Acadêmica começam a ser confirmadas

Lorena Trindade


Os talentosos devem ficar atentos. Uma das novidades da Semana Acadêmica é a mostra de trabalhos dos estudantes do curso de Comunicação. Textos, vídeos, fotos, pinturas, esculturas ou outros tipos de “arte” feitas pelos alunos podem integrar a exposição. O evento ocorrerá de 22 a 24 de outubro.

A priori, as mostras serão feitas nas salas de aula e corredores. Cada material receberá uma instalação conforme as condições do ambiente e da própria peça. Os interessados em se inscrever devem procurar, desde já, os alunos Eva Croll e Tiago Santos, ambos do 4º período de jornalismo.

Desde o início do ano letivo a Semana Acadêmica vem sendo organizada. Uma comissão composta por seis professores — Fernanda Cruz, Gleber Pieniz, Imara Stallbaum, Lígia Zuculoto, Márcia Amaral e Silnei Soares — e dois alunos, Tiago e Eva, têm discutido quais serão as atrações de 2007.

O tema transversal do semestre, a autonomia, decidido pelos docentes em julho, inspirou os organizadores. Algumas atividades serão baseadas nesta temática. “As reuniões ainda estão ocorrendo, portanto, há muita coisa para ser confirmada”, disse Tiago. A 3ª edição do Prêmio Produz e a mostra de trabalhos de acadêmicos já são certas. Para a noite de abertura o grupo estuda a possibilidade de trazer o cineasta Cláudio Assis. Este nome foi escolhido em função da maneira independente com que Assis produz seus filmes. “Amarelo Manga” é o longa mais recente do diretor.

Tiago lamenta a falta de integrantes de publicidade na comissão e o desinteresse dos acadêmicos: “Acho que a Semana Acadêmica deveria ser organizada pelos alunos”. De acordo com ele, o objetivo de concentrar as atividades da Semana Acadêmica em três dias deu-se após os professores perceberem que, no ano passado, do terceiro dia em diante os alunos não compareciam. Em decorrência disso, muitos deixaram de participar da exibição de trabalhos e da entrega do prêmio Produz. Os planos são para que o encerramento seja transformado em um grande sarau. Além das poesias e da entrega do prêmio, bandas de acadêmicos do Ielusc serão convidadas para abrilhantar a noite. Preocupados em arrumar um local onde os participantes pudessem beber e degustar petiscos, os organizadores estão cogitando a boate do Harmonia Lyra como um dos locais para abrigar a festa.

Em 2006 o número de alunos não correspondeu ao de oficinas oferecidas. Eram muitas atividades para poucos alunos inscritos. Desta vez serão promovidas seis oficinas: teatro como forma de comunicação, ilustração, jingle, produção de mídias alternativas, conto e crônica e crítica musical. Apenas duas destas já tem ministrantes confirmados: Sabrina Lermen para a de teatro e Chico Lam para a de ilustração. A comissão vem tentando buscar pessoas de fora da instituição para ministrar as oficinas.

Lígia Zuculoto é responsável por organizar o Produz. A primeira mudança começará pelo nome. “Ao invés de Prêmio Produz, pensamos em Festival ou Mostra Produz”, disse a professora. Ela pretende, também, divulgar as inscrições e o regulamento com mais antecedência. A organizadora está buscando patrocínio para fazer os banners, troféus e certificados. E conta com a participação dos alunos nas mostras de vídeo.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.