Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quarta-feira, 24 de abril de 2024 - 01h04min   <<


chamadas

Matéria 4746, publicada em 27/08/2007.


: Wikipédia

Faróis do Saber fazem parte da pesquisa de Juciano sobre telecentros em Curitiba

Professores de Comunicação Social debatem telecentros na UFSC

Melanie Peter


No dia 28 de agosto, os professores Juciano Lacerda e Elisa Máximo estarão em Florianópolis participando de um debate organizado pelo GrupCiber - Grupo de Pesquisa em Cibercultura-, do qual fazem parte. A discussão será em torno do tema: Telecentros e Centros Públicos de Acesso Pago à Internet: perspectivas etnográficas em torno da "inclusão digital". O horário marcado é 18h30, na sala 321 do centro de filosofia e ciências humanas da Universidade Federal de Santa Catarina.

O evento é aberto ao público e o principal objetivo é apresentar e discutir com acadêmicos de graduação e de pós-graduação, principalmente da área de comunicação, sociologia e antropologia, o projeto de pesquisa do grupo recentemente aprovado pelo CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Os pesquisadores visam um estudo etnográfico das formas de apropriação da internet em espaços públicos de Florianópolis. O Ielusc, através do Necom – Núcleo de Estudos em Comunicação -, será co-executor do projeto e, segundo Elisa, é possível que a pesquisa se estenda também a Joinville.

No primeiro momento da discussão, Juciano falará de sua pesquisa de doutorado sobre os telecentros e centros públicos de acesso à internet em Curitiba. Ele explica que, entre outras coisas, sua idéia é entender como os moradores da periferia vivenciam os telecentros no cotidiano e como estas novas vivências interagem com as que eles já têm em relação às outras mídias.

Depois, Elisa apresentará o projeto do GrupCiber. Ela conta que a partir de alguns dados da tese de Juciano o grupo, vinculado à UFSC e coordenado por Theóphilo Rifiótis - doutor em sociologia -, teve a idéia de estudar antropologicamente as formas de apropriação dos centros públicos pagos de acesso à internet de Florianópolis. Com isso buscam entender como esse tipo de estabelecimento influencia na “inclusão digital”.

A idéia do grupo é integrar à pesquisa alunos de graduação com interesse na área. A princípio estes alunos devem ser da Universidade Federal, mas, segundo Elisa, a idéia é promover os próximos debates em torno do tema no Ielusc e quem sabe estender a proposta aos estudantes da instiuição.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.