Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sábado, 20 de abril de 2024 - 06h04min   <<


chamadas

Matéria 4716, publicada em 20/08/2007.


:www.filmforum.org

"A revolução não será televisionada" chega à biblioteca

Clayton Felipe


Já está na biblioteca Castro Alves o documentário "A revolução não será televisionada", no qual os cineastas irlandeses Kim Bartley e Donacha O'Brien revelam detalhes sobre as articulações da mídia venezuelana contra o governo de Hugo Chávez.

O interesse pelo documentário foi suscitado no debate com cônsul venezuelano Jorge Centeno, que ocorreu no dia 31 do julho no Ielusc. Naquele momento, a mesa (composta por líderes do movimento das Fábricas Ocupadas, Centro de Direitos Humanos de Joinville, mandato do vereador Adilson Mariano, além do próprio representante do governo venezuelano) frisava o quão vil e ardiloso fora a tentativa de golpe de Estado na Venezuela. Todos indicaram o filme como um ótimo documento para esclarecer o fato.

O curioso é que os documentaristas estavam na Venezuela desde 2001 realizando outro filme quando a tentativa de golpe aconteceu. Eles puderam registrar todos os detalhes e como o golpe fracassou ao enfrentar a reação da população. O filme também é conhecido como "Chávez: bastidores do golpe".


800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.