No primeiro dia de apresentações de monografias, apenas uma das oito bancas avaliará um ensaio monográfico. Estão previstos mais três trabalhos (dois na quarta-feira e um na quinta) que se inserem na categoria. Os outros 23 estão dentro dos parâmetros de uma monografia tradicional. Este é o terceiro semestre em que o gênero passou a ser aceito nos trabalhos de conclusão de curso de Comunicação Social.
Para algumas pessoas o termo ainda sugere a ausência total de rigor, seja da pesquisa, seja da escrita. Durante muito tempo esse tipo de pensamento criou uma certa “má fama” em torno do gênero. Segundo Nara Marques, professora e mestre em literatura, um ensaio abre outras maneiras de citação "e permite que o texto seja mais fluído, ou seja, é uma forma mais livre de escrever e conceber as 'verdades', mas não dispensa o rigor científico”.
Em muitas academias esse tipo de trabalho passou a ser aceito como discurso somente quando algumas áreas começaram a questionar justamente as “verdades” da ciência. Hoje é bastante comum, principalmente na área de humanas.