Camila Mariano Broening (PP), no trabalho
“Etnografia e planejamento de comunicação: em busca da compreensão do
consumidor”, apresenta a importância da etnografia e o estudo dos
hábitos comportamentais das pessoas, no planejamento das empresas. Para ela, as
pesquisas não suprem as necessidades, pois os cidadãos nem sempre são sinceros.
Cíntia Carina dos Santos (PP), em “Os grupos sociais na
Publicidade”, pesquisa diversos anúncios de uma mesma revista,
e se esses são destinados a indivíduos ou grupos sociais. Ela faz ainda uma
análise das formas de consumo dos “clientes” e como isso contribui na
reflexão.
Ana Paula Fanton (Jornal) compara textos da assessoria de imprensa da Câmara
de Vereadores de Joinville com os do caderno AN Cidade, do jornal A Notícia,
todos do primeiro trimestre de 2006. O trabalho divide-se em dois capítulos: o
primeiro teórico, que trata de jornalismo, política e interesse público, e o
segundo refere-se ao estudo de caso. A autora assegura que seu envolvimento como
assessora ajudou nos estudos, devido ao envolvimento com o objeto.
Ana Lúcia Cipriano (PP), baseada em cinco propagandas televisivas recentes,
analisa a noção de brasilidade presente nos vídeo-tapes da marca Havaianas.
Em pouco mais de 30 páginas, Sayonara da Silva desenvolve um trabalho que
chama atenção já pelo título: “O falocentrismo na teoria jornalística
de Nilson Lage”. A autora parte do conceito de falo em
Jacques Derrida e amplia a discussão com a obra da pesquisadora Judith Butler
para defender a existência de um discurso falocêntrico em Lage.
Gislayne Aguiar (Jornal), em suas palavras, “critica a crítica”. Pautada nas
teorias de Pierre Bourdieu, a estudante traz um outro meio de analisar a mídia,
levando em consideração o receptor e suas particularidades, assim como a
subjetividade do jornalista que produz a reportagem. Segundo ela, há uma
angústia pela informação nos dias atuais, e a crítica da mídia não pode
limitar-se a fatores econômicos (senso comum).
Anelise Cristina Matheus, a banca responsável e o orientador não foram
encontrados pela Revi até o horário de fechamento. A autora intitulou o trabalho
de “Percepção de compra do público classe C para a marca
Triton”.
Murilo Rafael dos Santos investiga dois grupos de adolescentes (um de escola
particular e outro de escola pública) para verificar a influência das novas
tecnologias, especialmente a internet, nas relações sociais desses
jovens.