Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - 14h04min   <<


chamadas

Matéria 4613, publicada em 10/08/2007.


:Izani Mustafá

Zeca Baleiro no show em Joinville

"Zeca Baleiro e banda", pena que acabou

Izani Mustafá*


Assistir a um show como do Zeca Baleiro é revigorante. Ouvir uma boa música nacional, misturada com forró, num ritmo bem brasileiro, contagia até aqueles mais tímidos, retraídos. Quem assistiu a apresentação do Zeca na noite de 9 de agosto, no Harmonia Lyra, em Joinville, sabe do que estou falando. Cantar faz bem à alma, já diziam os velhos e sábios. E eles têm toda razão. Cantar afasta todos os males. Cantar e dançar elevam a alma, reenergizam. Sabe aquele dia em que a gente tá "assim, meio down?”. Pois então, é hora de “levantar e sacudir a poeira”, cair na gandaia para cantar e dançar.

Zeca Baleiro tem energia de sobra e, mais uma vez, o show dele em Joinville foi “dez”. Foi ótimo. Cantou vários sucessos, como “A Flor da Pele”, “Bicho de Sete Cabeças”, “Telegrama”, “Samba do Approach”, “Babylon” e, é claro, “Lenha” – uma letra que ele não queria que caísse nas mãos de ninguém, contou Rita Ribeiro, num show realizado em Joinville, em 2004. Zeca Baleiro, pena que o show acabou. Foram apenas uma hora e 30 minutos e ficou aquela sensação de “eu quero mais”.

Assim como eu, com certeza, centenas de cidadãos que moram em Joinville e joinvilenses querem mais Zeca Baleiro. Querem mais shows de Música Popular Brasileira. Sim, MPB escrita com letra maiúscula. Então, em nome de quem ama a boa música e curte shows, apelo aos promotores de eventos: tragam mais cantores nacionais para Joinville. Muitos se apresentam em Florianópolis, alguns em Itajaí, Jaraguá do Sul. Mas por que não vêm para mostrar o seu repertório na maior cidade de Santa Catarina? Quem diz que aqui não existe um público para esses shows, está enganado.

No show do Zeca Baleiro, quem comprou ingressos na última hora assistiu ao espetáculo de longe. O Harmonia Lyra estava lotado. Isso é um ótimo sinal. Então, organizadores de shows, tragam de volta Gal Costa, Rita Lee, Titãs, Ney Matogrosso, Elba Ramalho, Rita Ribeiro, João Bosco, Lulu Santos. Bem, tragam outros tantos que muitos irão adorar: Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Ivan Lins e tantos outros. Detalhe, para quem realmente gosta de música, dia 17 de agosto tem Alceu Valença, no Big Bowling. Aproveitem e dancem porque faz muito bem à alma.

Multimídia

> Áudio: Lenha, letra e música de Zeca Baleiro


* Izani Mustafá é editora e coordenadora da Revi

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.