Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Segunda-feira, 24 de junho de 2024 - 20h06min   <<


chamadas

Matéria 4591, publicada em 08/08/2007.


Acadêmicos e docentes discutem nova grade curricular

Lorena Trindade


Os cursos de comunicação da instituição estão passando por mudanças significativas. A coordenação de jornalismo e publicidade e propaganda estuda, desde o início deste ano, alterações na grade curricular. No mês de julho, os professores se reuniram para definir o modelo de grade, elaborado por uma comissão que se reúne desde o início do ano, que apresentariam aos alunos.

Os acadêmicos e docentes da publicidade encontraram-se no anfiteatro na última segunda-feira, 6 de agosto, para discutir essas mudanças. Os alunos puderam sugerir outras alterações e tirar dúvidas em relação ao que foi apresentado. Só depois de passar pelo colegiado, que se reunirá no fim de agosto, é que a nova grade estará pronta para entrar em vigor. Para que seja adotado no próximo semestre, o documento precisa ser publicado no Diário Oficial até 5 de setembro.

Segundo o coordenador da PP, Pedro Augusto Ramirez, as principais modificações estão na ordem das disciplinas, na extinção de algumas delas e na redução da carga horária de sábado, que passa a ter menos 60 horas, ou seja, serão somente três semestres de aulas aos sábados, sendo que em dois destes haverá encontros quinzenais. “Até agora só ouvi coisa boa em relação à nova grade”, completa Ramirez. Ele afirma que houve uma melhor distribuição dos conteúdos teóricos. Pela grade atual os primeiros semestres são carregados de teoria. Com a mudança, as matérias teóricas se estenderão ao longo do curso.

“Gostaria de começar o curso de novo”, afirma Gustavo Xavier, aluno do 6º semestre da PP. Para ele, a grade está mais focada na área que cada aluno pretende seguir e desta forma está bem melhor. A substituição, a fusão e a extinção de algumas matérias representam, segundo ele, uma melhoria. Outra mudança que Xavier considera significativa é o fato de as disciplinas teóricas ficarem intercaladas com as práticas.

Embora a redução das aulas de sábado tenha chamado a atenção do acadêmico, o que mais gostou é aquilo que a coordenação chama de ênfase. Em determinado período do curso, os futuros publicitários poderão optar pela área de criação ou pela de atendimento e planejamento. Desta forma definirá de que maneira atuar. “Todo mundo gostaria de ter essa nova grande”, completa Xavier.

Samuel Pantoja Lima, coordenador do jornalismo, preparou para a noite de hoje, 8 de agosto, a reunião com os acadêmicos e docentes para discutir o mesmo tema.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.