Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - 06h04min   <<


chamadas

Matéria 4590, publicada em 08/08/2007.


:Erivellto Amaranth

Aluna sugere adequações nas cabines

Biblioteca instala cabines para leituras individuais

Erivellto Amaranth, especial para a Revi


Uma boa notícia para aqueles que encontram dificuldades na hora de devorar os livros devido ao barulho da biblioteca. Depois da unidade do Saguaçu, agora é a vez da Biblioteca Central do Ielusc receber um novo espaço: trata-se da instalação de oito cabines para leituras individuais. De acordo com a auxiliar da biblioteca Maricléia da Cunha, a nova estrutura faz parte de uma recomendação do Ministério da Educação e deve ajudar os alunos. “Nas mesas, quando se reúne mais de uma pessoa, muitas vezes o tom da conversa é alto e dificulta a concentração dos estudantes. Agora, eles terão mais tranqüilidade”.

Apesar da comodidade, muitos alunos acreditam que só as cabines não vão resolver o problema do barulho. “Não adianta ter um lugar como este se houver pessoas conversando ao fundo. É preciso cooperação de todos”, acredita Amélia Oczkovski, aluna do 8º período de enfermagem. Já Marilene Jasinevicius, do segundo ano do ensino médio, fez questão de passar para o papel sua sugestão. “Acho que as cabines deveriam ser fechadas por uma divisória, para que realmente não vazasse o som”.

Acadêmica utiliza novo espaço

O novo serviço não deve garantir todo o silêncio que uma biblioteca precisa, entretanto, como ressalta Maricléia, é preciso que os usuários respeitem cada ambiente do lugar. “O que nós recomendamos é que os trabalhos em grupo sejam feitos nas mesas da área aberta. Já as pesquisas e orientações, que exigem mais concentração, devem ocupar a sala de vidro”. A auxiliar também lembra que os funcionários costumam controlar o barulho, chamando a atenção das pessoas em caso de excesso. Depois das cabines, o próximo passo, segundo a bibliotecária Maria da Luz, será a instalação de cabos de rede nas divisórias para que seja possível a conexão de notebooks.


800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.