Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - 09h04min   <<


chamadas

Matéria 4352, publicada em 21/05/2007.


São as águas de maio

Eva Croll

Pedestres se esquivando de poças d'água, guardas-chuva das cores e tamanhos mais variados e o céu escuro que, com cara de poucos amigos, não promete nada além de mais chuva. A cena não parece incomum aos olhos dos joinvilenses que, acostumados desde sempre com o clima úmido da cidade, estão há mais de uma semana convivendo com a chuva. Segundo a Estação Meteorológica da Univille, só no período de 15 a 21 de maio o índice pluviométrico foi de 101 mm, enquanto que durante o mês inteiro de abril o volume chegou a 112 mm.

Nesta época, ao andar pela região central de Joinville acompanhado por um guarda-chuva, deve-se tomar cuidado para não ser alvo da água espirrada pelos carros, quando passam por cima das poças tangentes às calçadas. Principalmente se for na esquina das ruas Itajaí e Nove de Março, ponto mais baixo do centro. A informação é de Jonatas André, coordenador da Defesa Civil municipal. Segundo ele, o alagamento ocorre toda vez que o rio Cachoeira atinge a marca de um metro e 90 centímetros a dois metros acima do nível do mar, e é produto da associação dos fatores maré alta e chuva. O instrumento utilizado nas análises é a tábua de marés, montada de acordo com os dados fornecidos pelo medidor instalado no porto de São Francisco do Sul.

O rio, que corta a área urbana e deságua na Baía da Babitonga, preocupa também o gerente da lanchonete Magrão. Segundo Gildo Corrêa, responsável pela casa desde 2002, o estabelecimento, que tem os fundos voltados para o Cachoeira, nunca foi inundado em 26 anos. “Nós jogamos com a sorte”, afirma Gildo, que, mesmo otimista pelo fato da água nunca ter invadido o local, não descarta a possibilidade da inundação. Ele afirma já ter visto o rio alcançar a altura da ponte que liga a avenida Beira Rio com a rua Hermann Lepper, dando a sensação de que a edificação pairava sobre a água. Isso aconteceu no ano passado e foi quando o Magrão ficou mais perto de ser invadido. No entanto, o Cachoeira não representa a mesma ameaça para Elisa de Araújo e Katiane Rangetti, moradoras do edifício ao lado do rio há um ano. “As pessoas que moram aqui há mais tempo nos disseram que não tem perigo”, se justificam as habitantes do primeiro andar.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.