Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - 21h04min   <<


chamadas

Matéria 4334, publicada em 15/05/2007.


Semana da enfermagem tem palestras e exposições

Lorena Trindade


O curso de enfermagem do Bom Jesus/Ielusc está completando uma década. Desde o dia 14 até 17 de maio acadêmicos e professores participam da semana da enfermagem. A variada programação inclui palestras e exposições sobre os trabalhos apresentados em eventos nesses dez anos de curso.

Na tarde do dia 15 os alunos assistiram a uma palestra ministrada pela neurologista Carla Heloísa Cabral Moro sobre o tema AVC — Uma experiência de educação em saúde. A neurologista ressaltou as maneiras de prevenir, e a importância da rapidez no tratamento do Acidente Vascular Cerebral.

O assunto abordado nesta palestra está indiretamente ligado ao Projeto Político Pedagógico do curso. Segundo Lenir Corso Krutul, coordenadora da enfermagem, o objetivo do PPP é trabalhar não só com o tratamento de doenças, mas principalmente com a prevenção delas. Desde o primeiro semestre os alunos são conscientizados da importância da prevenção. Na disciplina de sociologia a turma visita as regiões periféricas da cidade, ouvem lideranças comunitárias que falam sobre a noção de saúde existente naquele bairro. Esta é uma maneira de apresentar aos acadêmicos as condições de vida de quem procura o Sistema Único de Saúde.

“É perceptível. Os alunos do Ielusc são reconhecidos como bons profissionais fora da instituição”, comenta a professora Beatriz Schumacher. Ela acredita que o foco do curso — especialização em saúde da família — facilita esse reconhecimento. O curso é baseado em três principais itens: família, ética e trabalho, conceitos freqüentemente ressaltados durante toda a faculdade. Os acadêmicos têm a oportunidade de estar em constante contato com as propostas do PPP. Alguns alunos, por criticarem esse modelo de projeto, acabam desistindo no primeiro semestre.

Lenir Krutul disse que a perspectiva do curso, para os próximos anos, é continuar trabalhando com esse projeto, já que tem dado bons resultados. A enfermagem do Bom Jesus/ Ielusc ainda é o único curso de graduação na área de Joinville.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.