Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Terça-feira, 16 de abril de 2024 - 14h04min   <<


chamadas

Matéria 4306, publicada em 10/05/2007.


Aberta nova vaga para bolsista de jornalismo

Cláudia Morriesen

Um novo projeto abre vaga para bolsista: a partir do convênio estabelecido entre o Ielusc e a Associação de Moradores do Bairro Jardim Paraíso, um estudante de jornalismo poderá adquirir experiência em estágio supervisionado pela instituição. A proposta é trabalhar na produção do impresso “Jornal do Paraíso”, informativo comunitário feito em parceria com os moradores do bairro. O estágio faz parte do primeiro projeto de extensão comunitária organizado pelo Ielusc. Coordenado pelo professor Juciano Lacerda, o programa contemplará os estudantes ao oportunizar a especialização em uma área em expansão que ainda não possui espaço nos cursos de comunicação: o jornalismo comunitário.

O jornal ― um informativo mensal de oito páginas e tiragem de 3 mil exemplares ― vem para suprir as necessidades do bairro ao difundir as informações, principalmente a partir da ótica dos moradores e não dos meios de comunicação de mercado. Para os estudantes de comunicação, se tornará uma oportunidade de trabalhar com meios impressos a partir da perspectiva alternativa do jornalismo comunitário.

O acadêmico selecionado trabalhará de segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas, na cobertura de pautas sugeridas pela comunidade, na produção de matérias, na edição de textos e fotos enviados pelos moradores e na diagramação do jornal. Além disso, participará de reuniões do Núcleo de Estudos em Comunicação (Necom) para discussão de temas que envolvam a comunidade e o jornalismo voltado para ela.

O projeto também está aberto à participação voluntária de outros alunos, que poderão colaborar na produção do jornal ou na capacitação da comunidade, ministrando aulas que desenvolvam a autonomia dos moradores na criação do jornal, característica principal do jornalismo comunitário. O tempo dedicado ao jornal poderá ser utilizado para validar horas nos créditos extras da grade curricular dos alunos voluntários. Já o selecionado para trabalhar na edição do jornal receberá uma bolsa-auxílio de 50% do valor da mensalidade, limitado ao teto de 24 créditos por semestre.

As inscrições para a bolsa ocorrerão entre os dias 11 e 17 de maio, na coordenação do curso de comunicação social. A seleção será no dia 18 de maio, das 14 às 18 horas, na sala C-17, e o resultado será divulgado em 21 de maio. Os candidatos devem ter cursado ou estar cursando as disciplinas Meios Impressos II e Redação Jornalística II. O aprovado começa a trabalhar no primeiro dia do mês de junho.

Para mais informações, veja o edital (em PDF). 

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.