Quem presta atenção nos murais do Bom Jesus/Ielusc já notou os cartazes que
anunciam a terceira edição do Encontro de Publicidade e Propaganda Acadêmica
(Eppa), que se estenderá de 10 a 12 de maio. Os impressos ilustrados sugerem o
tema do evento: a criatividade. (Veja aqui o site oficial do Eppa 2007)
O encontro, organizado pelos acadêmicos do sétimo período de publicidade,
pretende estimular os participantes a criar alternativas que não estejam
banalizadas pela publicidade atual — como a figura da mulher, por exemplo,
utilizada na maioria das propagandas de cerveja. Nesse contexto, a importância
da criatividade no cotidiano do publicitário será ressaltada e, a pergunta que
não quer calar, respondida: já se nasce criativo ou se pode tornar-se um?
Todas as palestras serão ministradas no auditório do Banco do Brasil (agência
central). A partir das 19 horas do dia 10, a abertura ficará por conta do
prefeito Marco Tebaldi e do coordenador do curso Pedro Ramirez, seguida, às
19h30, da palestra com o diretor de novas tecnologias da RBS, Renato Rosa, sobre
TV digital. Às 20h20, o assunto muda, e o palestrante também: Renato Rema,
sócio-diretor da agência Promo+Plus de Curitiba, falará sobre criatividade e
PDV (ponto de venda). A última atração da noite, às 21h15, ficará por conta do professor Luiz
Dix, de São Paulo, que abordará o tema “Criatividade na definição de
estratégias”.
No dia seguinte, às 19h30, o diretor executivo Pedro Ivo Rezende, das
agências Riot e iDeal Interactive, discursará sobre a criação em marketing viral
e mídias sociais, seguido da última palestra, elaborada pelo diretor geral do
centro I-Group, Ricardo Almeida, marcada para as 20h40 e intitulada “Criando em
um mercado interativo”. A atração seguinte será a entrega do Prêmio Exit/Ielusc,
às 22 horas.Talvez, a mais esperada pelos trinta inscritos, que produziram peças
publicitárias feitas em prol do meio ambiente. Só para constar: no ano passado,
o vencedor do Grand Prix foi Evandro Rosa, estudante do 5° período de
publicidade, que utilizou o Hemosc, banco de sangue de Joinville, como centro do
trabalho.
O último dia do evento foi reservado para a realização de três oficinas, que
ocorrerão paralelamente das 8h45 às 11h45 na Unidade Saguaçu. “Planejamento
estratégico na mídia digital” será orientado por Ricardo Almeida; “Criação”, por
Sérgio Zanetti; “Direção de arte”, pelo publicitário Bruno Boesche. Após o
encerramento das atividades, nada de ir almoçar em casa: no Rancho do Tito, ao
lado das quadras da instituição, será preparada uma feijoada de encerramento,
que será servida ao som da banda Ploc Monster.
A primeira edição do Eppa, em 2005, teve como título “Um debate entre
agências, clientes e veículos de comunicação”. No ano passado, as discussões
foram em torno da mensuração de resultados. O pacote completo do evento deste
ano, incluindo as duas noites de palestras, uma oficina e a feijoada custará 25
reais para estudantes do Ielusc e 35 reais para visitantes. As inscrições podem
ser feitas no estande dos alunos de publicidade que fica em frente
à biblioteca Castro Alves. Para os que resolverem, de última hora, assistir às
palestras, o custo individual será de 5 reais ou um quilo de alimento não-perecível.
Clique aqui para visualizar a ficha de inscrição e detalhes
adicionais.