Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quarta-feira, 01 de maio de 2024 - 22h05min   <<


chamadas

Matéria 4251, publicada em 27/04/2007.


Vênus

Cláudia Morriesen

O planeta Vênus, batizado em homenagem à deusa romana do amor e da beleza, também foi chamado de estrela da manhã, estrela da tarde e Estrela Dalva. Isso porque ele já era conhecido pelas civilizações mais antigas, ainda que estas acreditassem que Vênus se tratava de dois astros diferentes: um aparecia quatro horas antes do nascer do sol, o outro, quatro horas depois dele se pôr. Hoje Vênus ainda pode ser observado nesses horários e confundido com estrelas, embora a ciência já tenha desmistificado todas as lendas referentes a este suposto “planeta irmão da Terra”.

Segundo planeta do sistema solar, Vênus sempre foi considerado muito parecido com a Terra, assim abrindo caminho para a suposição de habitantes no planeta: ele é semelhantes em massa, dimensão, densidade e volume, além de ter sido formado na mesma época e condensado pela mesma nebulosa. As semelhanças, no entanto, param aí. Pisar na superfície de Vênus equivale a descer quase 1 quilômetro do nível do mar: sua pressão atmosférica é 90 vezes superior a da Terra. Composta por dióxido de carbono e nitrogênio, sua atmosfera provoca um elevado efeito estufa, fazendo de Vênus o planeta mais quente do sistema solar, com a temperatura média em sua superfície de 464ºC.

Um habitante venéreo — e não venusiano, como é costume usar — jamais teria direito de reclamar que não teve tempo para fazer tudo o que precisava até o fim do dia. Em compensação, poderia comemorar seu aniversário duas vezes no mesmo dia: enquanto o dia em Vênus dura 243 dias terrestres, um ano equivale a 224 dias na Terra. A rotação de Vênus ocorre em movimento retrógrado e em sentido contrário ao dos outros planetas, ou seja, de leste a oeste, de modo que uma rotação em torno de si mesmo leve mais tempo do que a rotação em torno do Sol.

Vênus ainda é o planeta que pode chegar mais perto da Terra. Em dezembro de 1850, chegou a 39.541.578 quilômetros da Terra. A previsão é que em 2010, Vênus se aproxime novamente, dessa vez a 39.514.827 quilômetros do nosso planeta. É também o terceiro astro de maior brilho, atrás apenas do Sol e do reflexo produzido pela Lua. Assim, nos dias de céu mais limpo, é possível observar Vênus a olho nu o dia inteiro.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.