Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - 11h04min   <<


chamadas

Matéria 4026, publicada em 03/04/2007.


Derrota para a TV Senado não abala veterano repórter

Sílvio Melatti

“O grande José Hamilton Ribeiro”, como foi chamado pelo mestre-de-cerimônias do 5º Prêmio Docol de Jornalismo, entregue na terça-feira passada em Joinville, não perdeu a majestade após a derrota inesperada — ficou em último lugar entre os finalistas, atrás até mesmo da equipe da TV Senado (clique aqui para ver o resultado). Com a serenidade dos 75 anos e do título de jornalista mais premiado do Brasil, ele confessou à Revi que ficou surpreso por chegar à final, pois a reportagem, feita para o Globo Rural, tem problemas técnicos.

José Hamilton não disse, mas quem é recordista em Prêmio Esso (ganhou sete vezes) está obviamente dispensado de provar alguma coisa para alguém. Mesmo assim, continua participando de concursos, ganhando e perdendo. A saúde vai bem, a perna mecânica — que substituiu a de carne e osso, perdida na cobertura da Guerra do Vietnã — não atrapalha, e o espírito irrequieto está intacto. A palavra aposentadoria inexiste no seu vocabulário. “Jornalistas como nós”, diz, referindo-se à velha geração, “só abatendo a tiro”.

O veterano repórter demonstra um senso político, histórico e humanista da profissão. Alheio a modismos, resgata o conceito de que jornalismo é atividade política. Talvez por isso José Hamilton tenha acessos de nostalgia e, depois de tanto tempo atuando em TV, sinta saudade de trabalhar em veículos impressos, onde começou a carreira e ganhou notoriedade.

Uma das saídas é escrever livros. O último, intitulado "O repórter do século", reúne as sete reportagens ganhadoras do Prêmio Esso de Jornalismo e mais uma sobre o Vietnã, publicada na revista Realidade. E embora Joinville não lhe tenha dado sorte dessa vez, ele fez questão de dizer que gostaria de lançar o livro aqui. Afinal, suas pautas preferidas estão no interior, nas cidades pequenas e médias como Joinville, e não nos grandes centros urbanos.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.