Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quarta-feira, 24 de abril de 2024 - 21h04min   <<


chamadas

Matéria 3950, publicada em 26/03/2007.


Inscrições abertas para curso sobre software de editoração

Clayton Felipe


O Núcleo de Pesquisa Gráfica (Negra) está oferecendo uma oficina de InDesign a dez alunos de publicidade e propaganda e jornalismo. O curso vai ocorrer nos dias 4, 11 e 18 de abril, das 15h às 17h30, e será ministrado pela professora de editoração eletrônica do Ielusc, Juliana Bonfante de Souza, e pelo professor de direção de arte Álvaro Dias. As inscrições podem ser feitas na coordenação de comunicação social.

O InDesign, usado tanto em publicidade quanto jornalismo, é o melhor software do mercado para editoração eletrônica. Implantado desde o ano passado no curso de comunicação, substituiu o Page Maker. “É um programa mais leve, com uma interface mais humanizada. Possui sistemas de links dinâmicos, entre outras inovações e recursos”, qualifica Juliana. A principal diferença entre o antigo e o novo programa, diz a professora, trata-se do “package”, uma ferramenta com a qual o usuário fecha um pacote que é mandado diretamente à gráfica e diminui os riscos de erro na impressão.

Essa é a terceira edição da oficina de editoração. Em 2006, quando adquirido, o programa foi apresentado da mesma maneira a poucos interessados. Um deles, Roelton Maciel, 19 anos, estudante de jornalismo, conta que o curso é, na verdade, uma introdução ao InDesign. “Não é nenhuma revolução em relação ao Page Maker, mas te permite algumas coisas novas, como fazer o próprio desenho”.

O Negra é um núcleo pouco conhecido no ambiente acadêmico. Tem apenas dois anos e não consta no portal do Ielusc. Porém, é responsável pela pesquisa em direção de arte, design, área de criação, além de atender à demanda interna. “Nós apoiamos outros núcleos da comunicação”, defende Juliana, que é coordenadora do projeto juntamente com Álvaro Dias, e que prestam consultoria e serviços para a AEP, Revi, Necom. O Negra funciona na sala C19, onde a oficina será ministrada.


800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.