Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - 01h04min   <<


chamadas

Matéria 3916, publicada em 21/03/2007.


:Divulgação

Edição traz artigos científicos, entrevista e resenha

Lançamento terá palestra de pesquisadora da USP


Nesta quarta-feira, dia 28, será lançada a sétima edição da Rastros, revista científica editada pelo Núcleo de Estudos em Comunicação, o Necom. O lançamento ocorrerá no anfiteatro, às 19 horas, com palestra da professora de semiótica Irene Machado, da USP, que é a entrevistada desta edição. Irene falará sobre "invisibilidade na comunicação", tema transversal do semestre no Ielusc.

A Rastros é uma publicação anual composta por artigos de pesquisadores da área da comunicação e que atuam em universidades de todo o país e até do exterior. Como foi classificada pela Capes com o conceito Qualis A Local, a revista virou um espaço de publicação disputado. Os artigos passam pelo crivo de um conselho editorial também formado por pesquisadores de renome nacional. Cada artigo é enviado a pelo menos dois membros do conselho, que emitem um parecer recomendando ou não a publicação. Em caso de divergência, um terceiro parecerista é consultado.

Esse processo, aliás, foi um dos responsáveis pelo atraso da Rastros número 7, que corresponde ao ano de 2006. Alguns pareceristas não entregaram os textos no prazo. Além disso, houve problemas de comunicação (o correio eletrônico do Ielusc extraviou alguns arquivos), e de revisão (textos editados não haviam sido revisados).

Segundo o coordenador do Necom, Silnei Soares, o desafio será publicar a oitava edição até o final de 2007. Ele acrescenta que o núcleo é responsável pela edição da revista, mas o trabalho envolve outros professores da instituição.

800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.