Revi Bom Jesus/Ielusc

>>  Joinville - Quinta-feira, 28 de março de 2024 - 19h03min   <<


chamadas

Matéria 3855, publicada em 13/03/2007.


:Divulgação

Wilson Gelbcke, paraninfo da 4ª Feira do Livro

Praça Nereu Ramos será o palco das atrações

Eva Croll

Quem tem o costume de cruzar a praça Nereu Ramos, no centro de Joinville, não poderá mais fazê-lo sem ao menos dar uma espiada nos estandes que ocupam o local a partir de hoje. Trata-se da quarta edição da Feria do Livro de Joinville, que se estenderá até 5 de abril e deve reunir escritores e artistas de Santa Catarina e demais regiões do país. Por meio das atrações oferecidas - oficinas, mesas-redondas, saraus literários, palestras e contação de histórias –, serão conciliadas literatura e música popular brasileira, tema central desta edição.

Uma das atrações deste ano é o jornalista e historiador Paulo César Araújo, autor de "Roberto Carlos em detalhes", uma biografia não-autorizada que está rendendo polêmica e ações judiciais. Polêmica, aliás, é a marca de Paulo César. É dele o não menos controverso "Eu não sou cachorro não", em que trata do universo da música brega durante a ditadura militar.

Neste ano, o paraninfo  é o escritor Wilson Gelbcke. Nascido em São Paulo em 1933, tornou-se catarinense com apenas um ano de idade, quando mudou-se com a família para Florianópolis. Gelbcke tem 12 livros escritos, sendo sete deles publicados: “A máscara de Capelle”, “Esses duendes tão míopes”, “Por um rio você pode fazer milagres”, “Vindita do historiador”, “Primavera em pleno outono”, “Quatro anjos, quatro destinos” e “Receita para o amor”.

O escritor, que deposita confiança máxima no evento, diz que “a boa leitura alimenta o espírito e desenvolve o raciocínio, nos preparando para entender e enfrentar as ciladas do mundo”. A feira tem como missão tirar os livros das prateleiras e levá-los até as cabeceiras, e, segundo Gelbkce, faz escritores e leitores se encontrarem, acendendo, assim, a “luz de incentivo à cultura”.

Clique aqui para conferir a programação do evento.


800x600. ©2005 Agência Experimental de Jornalismo/Revi & Secord/Rede Bonja.